Lançamento do livro “O outro – Itinerários de Hospitalidade” e de exposição homónima

28 de Julho de 2014
Lancamento do livro o outro do padre jos  nuno e aguarelas de avelino leite 1 1024 550

O Átrio do piso 2 do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) foi pequeno para acolher todas as pessoas que quiseram marcar presença no Lançamento do livro “O outro – Itinerários de Hospitalidade” e da exposição homónima dedicada aos 55 anos de existência do São João.

“O outro – itinerários de Hospitalidade”, é uma obra composta por textos do Padre José Nuno e aguarelas de Avelino Leite, em que ambos se debruçam sobre as obras de misericórdia da Doutrina Católica, estabelecendo um paralelo com a missão hospitaleira do CHSJ.

Nesta obra, José Nuno faz uma reflexão acerca das correntes filosóficas que sustentam a afirmação do “eu” através do “outro”, em que o “eu” só se revela na sua real dimensão quando se consegue receber do “outro”, bem como do sofrimento como realidade existencial.

As aguarelas de Avelino Leite que ilustram o livro, integram a exposição São João-55 anos, localizada no Átrio do piso 2, onde, entre muitos outros conteúdos, pode ver o oratório do sec. XIX que pertenceu a Hernâni Monteiro, fundador do CHSJ e a atualização do mural de fotografias dos colaboradores do São João.

A edição desta obra enquadra-se na celebração dos 25 anos de Sacerdócio do Padre José Nuno, Diretor do Serviço de Assistência Espiritual e Religiosa do CHSJ, 16 dos quais neste Hospital.

Para adquirir a obra “O outro – itinerários de Hospitalidade”, de José Nuno, deverá contactar o email geral do CHSJ: geral@hsjoao.min-saude.pt