Serviço Nacional de Saúde
Porto Biomedical Journal - Uma nova plataforma para a divulgação científica
12 de Abril de 2016
Pbj 1 460 250

O Centro Universitário de Medicina (CUME), composto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e Centro Hospitalar de São João, acaba de lançar uma nova revista científica biomédica – a Porto Biomedical Journal. 

Esta revista, que conta com o selo de qualidade da Elsevier, uma das maiores editoras científicas do mundo, tem uma periodicidade bimensal e é publicada exclusivamente em inglês, de modo a garantir que os artigos publicados podem ser lidos por investigadores em todo o mundo.

A PBJ conta já com um conselho editorial de enorme relevo no panorama internacional, sendo chefiado por André Moreira, especialista do serviço de Imunoalergologia do CHSJ, bem como docente da FMUP e da FCNAUP.

“Um dos objetivos do projeto PBJ é a contribuição para a Ciência livre de custos. São várias as personalidades que já anunciaram o seu desagrado com a atual política de publicação científica, alicerçada em elevados custos quer para o autor, que tem de pagar para submeter e/ou publicar os artigos, quer para o leitor, que se vê impedido de aceder aos artigos se não pagar a subscrição da revista onde estes foram publicados”, afirma João Madureira, responsável da publicação científica.

De modo a romper com esta corrente, e “garantindo a acessibilidade da ciência, tanto a submissão como a publicação na PBJ não têm custo associado e a revista funcionará em regime de open-access (acesso livre), enquadrando o projeto numa visão de promoção científica sem fins lucrativos” explica o responsável. O projeto PBJ pretende criar uma plataforma científica global baseada em Portugal, particularmente no Porto e alicerçado não só nos seus fundadores como em outros grandes institutos de investigação e de promoção da ciência.

Para além da revista, o projeto PBJ oferece serviços de edição de Suplementos Científicos e Abstract Books, que visam promover a sustentabilidade financeira do projeto, com custos competitivos e que variam conforme o grau de personalização necessária a cada Suplemento e/ou Abstract Book.

Para consultar o primeiro número da revista, obter mais informações sobre este projeto, ou submeter o primeiro artigo para publicação no PBJ, aconselhamos a consulta do nosso website, portobiomedicaljournal.com.