São João vence maior prémio internacional de tecnologias de saúde

24 de Novembro de 2016
Entrada fmup site 1 1024 550

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ) venceu, no passado dia 20 de novembro, o prémio HIMSS-Elsevier Digital Healthcare Awards 2016, tendo por base a solução HVITAL desenvolvida, em parceria com a tecnológica DevScope e que está disponível para outras instituições de saúde nacionais e internacionais, incluindo as unidades do SNS. Este reconhecimento foi anunciado pelo Presidente e CEO da HIMSS, Stephen Lieber, no arranque da conferência “World of Health IT 2016”, que decorreu em Barcelona, Espanha.

O CHSJ é o primeiro hospital português a alcançar esta distinção, tendo-se evidenciado, uma vez mais, entre os múltiplos hospitais públicos e privados no espaço europeu, pela inovação no desenvolvimento de soluções digitais avançadas para apoio à tomada de decisão.

Este prestigiado prémio europeu visa reconhecer um sistema de informação e comunicação excecional no uso da informação e da tecnologia para apoio à tomada de decisão clínica, contribuindo em áreas como a segurança e eficiência da prática clinica.

A HIMSS (Healthcare Information & Management Systems Society) reúne os líderes mundiais nas áreas dos sistemas de informação em saúde e da saúde digital, sendo a mais reconhecida organização do mundo nesta área.

O HVITAL é uma plataforma ligada à área da inteligência de negócio, que captura milhões de dados a cada minuto dos vários sistemas hospitalares (BigData), tirando partido de algoritmos de análise avançados para a deteção imediata de padrões relevantes nos dados, que possam apoiar a rápida intervenção das equipas clinicas em áreas como o risco de deterioração clinica dos pacientes, o controlo de infeção hospitalar e da vigilância aos antibióticos. A plataforma foi desenvolvida em conjunto com os profissionais do CHSJ, e tem também um papel importante para o controlo de gestão.

O HVITAL é hoje uma solução que está no mercado, disponível para ser instalada em outras organizações de saúde a nível internacional.

Recorde-se que em 2014, o HVITAL tinha já vencido o prémio mundial de Inovação em Saúde da Microsoft (Microsoft MSHUG Innovation Awards) na Flórida (EUA) e o prémio europeu “ITEuropa - Big Data & Analytics Solution of the Year”, em Londres, Inglaterra.

Para mais informações pode consultar as seguintes notícias da imprensa internacional:

São João Hospital Center masters digital healthcare

São João Hospital Center in Portugal recognized at inaugural European Awards cerimony for achieving outstanding ICT results

Opening and closing remarks on WoHIT2016 and HIMSS Europe - Elsevier award winner