Delegação timorense visita São João com intuito de estabelecer parcerias

23 de Fevereiro de 2017
Reuniao 23jan2017 site 1 1024 550

O presidente da Zona Especial de Economia Social de Mercado de Timor-Leste, Mari Alkatiri visitou o Centro Hospitalar São João (CHSJ) com o intuito de estabelecer, num "futuro próximo" acordos na área da saúde com Portugal.

O também ex-primeiro-ministro de Timor-Leste conheceu várias áreas de medicina intensiva e confessou-se “muito impressionado”. O próximo passo será fazer um calendário de cooperação e preparar, para breve, um acordo entre os dois Governos na área da saúde".

O dirigente timorense sublinhou a necessidade de serem criadas condições em Timor-Leste para que "todos os doentes" possam ser assistidos no país e "assim evitar evacuações constantes para o exterior".
Mari Alkatiri pretende, com a ajuda de profissionais portugueses, preparar um laboratório para a nível nacional poder avançar um pouco mais em várias áreas da saúde.

De acordo com José Artur Paiva, Diretor Clínico do CHSJ, “A cooperação entre o Centro Hospitalar São João começará com uma troca informação de parte a parte a parte e no espaço de 15 dias a três semanas deverá existir um plano específico" que poderá incluir troca de profissionais.

"Estamos muito honrados no interesse no nosso modelo de organização dos cuidados intensivos e da urgência. Temos de conhecer as condições locais para reunirmos a informação que precisamos para avaliarmos a melhor metodologia a aplicar no terreno", disse José Artur Paiva.