Serviço Nacional de Saúde
Porto Biomedical Journal: um ano, 12 mil downloads!
08 de Fevereiro de 2017
Pbj 1ano site 1 460 250

Indexada na ScienceDirect a revista oficial da Centro Hospitalar de São João (CHSJ) e da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) contabiliza, após 8 meses de existência, cerca de 12 mil downloads (mais precisamente 11758, pelo que se espera atingir os 12 mil antes do primeiro aniversário).

Assumidamente internacional, quem mais lê o PBJ está nos Estados Unidos da América (com total de 8337 downloads), logo seguido por Portugal (501), China (403), Reino Unido (251), India (204) e Malásia (199). A lista completa de leitores do PBJ representa 86 países, dos 5 continentes.

“A qualidade editorial é a preocupação fundamental e foi assegurada pelo trabalho de 138 revisores que permitiram melhorar a qualidade final dos artigos submetidos”, afirma André Moreira, editor-chefe da publicação.

O tempo médio de resposta aos autores que submeteram trabalhos foi de 47 dias entre a submissão e primeira decisão, e de 75 dias entre a submissão e a decisão final. A taxa de rejeição foi de 29%.

“Cumprindo os objetivos delineados, estamos em condições de iniciar a candidatura para indexação da revista na PubMed Central. A responsabilidade agora, acrescida, é o de continuar o crescimento do número de submissões, de leitores e de melhorar a qualidade. A revista Oficial do CHSJ e da FMUP, cumpre assim a sua parte na missão das Instituições que a fazem”, salienta André Moreira.

A PBJ integra um quadro editorial de 68 editores, de 13 países, bem como um advisory board de 17 elementos de 7 países.