Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Crianças em boas mãos no Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Norte

13 de Fevereiro de 2017
Pediatria site 1 1024 550

O Centro de Referencia em Oncologia Pediátrica do CHSJ integra uma das equipas mais diferenciadas e experientes em termos nacionais, para encarar os desafios trazidos pela Oncologia Pediátrica atual. 

O empenho e capacidade de diálogo dos profissionais, permitiu o reconhecimento em colaboração inter-institucional com o IPO-Porto, sendo assim formalizado o Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Norte.

Integrado num dos maiores hospitais do país e com ligação privilegiada a uma das mais conceituadas instituições de ensino da Saúde, em Portugal, o Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do CHSJ está associado à Unidade de Hematologia-oncologia (UHOP), inserida no Hospital Pediátrico Integrado (HPI). Usufrui de toda a “multidisciplinaridade pediátrica e que fruto da sua inserção num Hospital Central e Universitário e da diferenciação técnica e científica dos seus Recursos Humanos torna-o num dos maiores departamentos com responsabilidades assistenciais e de investigação da criança e adolescentes em Portugal” explica Maria do Bom-Sucesso, Oncologista Pediátrica e Coordenadora do Centro de Referência de Oncologia Pediátrica. 

A patologia oncológica sólida pediátrica é tratada no CHSJ desde 1990 e desde 2008 é referência da região norte do país para os tumores do sistema nervoso central. 

O CR de Oncologia Pediátrica beneficia da integração no CHSJ na medida em que usufrui da estreita colaboração das áreas de Anatomia Patológica, Neurocirurgia, Radiologia, Neurorradiologia, Ortopedia, Anestesia, Cirurgia Pediátrica, Cuidados Intensivos Pediátricos, Medicina Física e Reabilitação, Oftalmologia, ORL, entre outras especialidades e sub-especialidades existentes no CHSJ. Em virtude desse grande volume assistencial e da especificidade pediátrica, muitas especialidades do CHSJ têm até unidades pediátricas formalizadas e todos contribuem para a excelência e diferenciação dos cuidados prestados aos doentes pediátricos. 

“É um trabalho ancorado numa equipa interdisciplinar funcional e comprometida com a aplicação de cuidados de excelência aos doentes oncológicos pediátricos”, diz a pediatra. Todos os utentes são avaliados por uma equipa interdisciplinar que integra também assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. A equipa do HPI inclui também educadoras de infância e professores que garantem a continuidade das atividades ludo-pedagógicas às crianças com doença oncológica quer em regime de ambulatório, quer de internamento. 

Nos casos de necessidade apoio ao domicílio, o HPI dispõe de uma Unidade Móvel de Apoio Domiciliário que providencia apoio na residência ou comunidade aos doentes oncológicos.

O CR beneficia também da existência de um banco de tecidos e tumores no CHSJ, coordenado pelo Serviço de Anatomia Patológica. 
As equipas do CR participam frequentemente em reuniões científicas internacionais nas suas áreas de diferenciação de modo a acompanhar o estado da arte e guiam-se por normas nacionais e internacionais de boas práticas, tais como a SIOP (Sociedade Internacional de Oncologia Pediátrica).

A relevância do CR Oncologia Pediátrica do CHSJ na comunidade médica nacional e internacional é reconhecida pela participação de vários elementos dos Serviços em órgãos de decisão de Sociedades Médicas, envolvimento nos Grupos Cooperativos Internacionais e nas Normas de Orientação Clinica da Direção geral de Saúde.