Grupos multidisciplinares garantem excelentes resultados clínicos e baixa taxa de recidiva no Centro de Referência em Cancro do Reto do Centro Hospitalar São João

16 de Fevereiro de 2017
Corredor servi o site 1 1024 550

O Centro de Referência (CR) em Cancro do Reto, surge ancorado na atividade do Serviço de Cirurgia Geral do Centro Hospitalar São João (CHSJ), nomeadamente, na área da patologia colo retal, com experiên¬cia reconhecida, bem como capacidade técnica, científica e tecnológica para o tratamento otimizado dos utentes atingidos por esta patologia. O CR apresenta uma taxa bianual de recidiva local de cerca de 5%, o que traduz claramente a taxa de sucesso desta unidade.

Há cerca de 15 anos, que o Centro Hospitalar de São João conta com um serviço de Oncologia organizado em Grupos Multidisciplinares que integram as especialidades envolvidas no diagnóstico e tratamento das várias doenças Oncológicas desde a Hemato Oncologia até à Oncologia Colo retal.

De acordo com Pedro Correia da Silva, cirurgião do CHSJ e coordenador deste CR, “a abordagem clínica do reto, pelas suas particularidades anatómicas e patológicas, é particu¬larmente exigente para os profissionais mas também para o utente, sendo necessária experiência, meios técnicos adequados, bem como soluções que se foquem na qualidade de vida do utente. Requisitos de que o CHSJ dispõe pela sua dimensão e papel no sistema de saúde nacional”.

“Para além dos centros de Saúde da sua área direta de influência, em 2011 e 2013 foi estabelecido um protocolo com o Centro Hospita¬lar de Tâmega e Sousa para referenciação de pessoas com cancro colo retal, e a nível do grupo multidisciplinar de oncologia colo retal possibilitando a apresentação dos casos clínicos de utentes dessa instituição, definição da estratégia do seu tratamento segundo o protocolo do CHSJ e realização nesta instituição dos tratamentos neoadjuvantes e adjuvantes necessá¬rios ao seu correto tratamento”, explica Pedro Correia da Silva.

O Centro Hospitalar de São João disponibiliza todo o apoio Institucional na receção, encaminha¬mento e atendimento continuado de utentes com patologia oncológica colo retal: existe um Serviço de Urgência aberto 24 horas por dia e 365 dias por ano que garante aos utentes um rápido acesso à especialidade em causa.

A instituição dispõe de meios para garantir cuidados adequados a estes utentes, tendo todas as valências necessárias ao correto diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento dos utentes bem como as especialidades e recursos de apoio, que garantem soluções terapêuticas de elevada diferenciação: Radiologia (com RMN e TAC realizadas no prazo máximo de 24 horas nos casos considerados urgentes), ecoendoscopia (assegurados pelo Serviço de Gastren¬terologia no prazo máximo de 48horas, pelo Serviço de Anatomia Patológica com capacidade de auditação da correção da dissecção meso retal), assim como protocolos com o IPATIMUP (um dos mais reconhecidos centros de investigação sobre o cancro em todo o mundo).
Também as Unidades de Cuidados Intensivos e Intermédios de elevada qualidade e em interligação com os serviços de intervenção cirúrgica e médica, têm uma importância imprescindível para este CR.

O CR integra a unidade de patologia colo retal do CHSJ que é constituída por uma equipa de profissionais diferenciados em oncologia colo retal, com uma experiência acumula¬da de 15 anos de subespecialização nesta área.
Esta unidade dispõe de uma área de estudos funcionais onde são realizadas manometrias ano rectais existindo uma estreita colaboração com o Serviço de Gastrenterologia, Serviço de Neurofisiologia, Serviço de Ginecologia, Unidade de Dor e o Serviço de Medicina Física e Reabilitação, para tratamento de disfun¬ções do pavimento pélvico.

Na perspetiva de um tratamento integrado e completo, este CR garante igualmente uma consulta de risco para tumores malignos, assegurando o estudo de doentes com cancro Hereditário / Familiar.

Com uma estratégia de sucesso baseada na humanização e na formação, a Unidade de Cirurgia Colo Retal promove, regularmente, ações de formação/cooperação com instituições afiliadas no sentido de otimizar esta referenciação, criando canais desburocrati¬zados que promovem a interação dos seus clínicos.

O CR organiza, de forma regular, cursos pós- graduados para internos em fase de formação nesta especialidade. Para além disso, os elementos da equipa colaboram, com frequência, em grupos de trabalho para o estabeleci¬mento de recomendações técnicas. No caso deste CR, o grupo multidisciplinar conta com colaboradores dos serviços de Cirurgia, Oncologia Médica, Radioterapia, Gastrenterologia, Estomaterapia, Anestesiologia, Imagiologia, Anatomia Patológica e Nutrição.