Serviço Nacional de Saúde
Centro de Referência de cancro Hepatobilio-pancreático: os melhores profissionais ao serviço dos utentes do CHSJ
21 de Fevereiro de 2017
Noticia x site 1 460 250

O Centro de Referência (CR) de cancro hepatobi­lio-pancreático do Centro Hospitalar São João (CHSJ) agrega o tratamento da patologia maligna hepatobiliar primária e secun­daria com a patologia pancreática. A Patologia Hepatobiliar e Pancreática é uma área em que a multidisciplinaridade é funda­mental para prestar cuidados de elevado nível e adequados aos diferentes estádios de doença e diferentes tipos de utentes.

Neste CR, um utente, depen­dendo das suas características clinicas e do estádio da sua neoplasia, pode beneficiar de uma abordagem cirúrgica, quimioterapia, intervenção radiológica ou radioterapia. Por vezes, pode ser necessária a manipulação, por técnicas de Radiologia de Intervenção, do volume hepático para permitir a realização de uma resseção cirúrgica segura e com resultados oncológicos. Só a interação constante e o trabalho em equipa permitem que os doentes beneficiem destas estratégias terapêuticas.

O CR de cancro Hepatobiliar e Pancreática dispõe de especialistas nas áreas da Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Oncologia Médica, Radiologia de Diagnóstico e Intervenção, Radioterapia, Medicina Nuclear, Anatomia Patológica e Nutri­ção, que permitem prestar cuidados integrados e personalizados aos doentes com patologia oncológica destas áreas. O CHSJ tem instalada a capacidade humana e técnica para disponibilizar todas as opções terapêuticas para esta patologia.

“A unidade de Cirurgia Hepatobilio/pancreática do CHSJ foi criada em 2006, resultante da fusão das unidades de cirurgia hepatobiliar/pancreática e transplantação, já existentes nos serviço de Cirurgia Geral. A Unidade integra cirurgiões dedicados, com uma elevada experiência e diferenciação nesta área. Vários elementos da Unidade foram responsáveis pelo desenvolvimento da transplanta­ção hepática no Norte do país. A equipa de cirurgiões é altamente diferenciada e com treino em serviços de renome mundial nesta área”, afirma Luis Graça, corrdenador do CR de Cancro Hepatobilio-pancreático do CHSJ.

O Centro Hospitalar São João (CHSJ) disponibiliza todo o apoio Institucional na receção, encaminhamen­to e atendimento continuado de utentes com patologia oncológica hepatobiliar e pancreática. Possui um Serviço de Urgência aberto 24 horas por dia e 365 dias por ano que garante aos doentes um rápido acesso a uma Unidade especializada.

Para além da atividade clínica, “a unidade possui ainda, uma vertente formativa pré e pós-graduada, com oferta plurianual de ações teóricas e cursos para cirurgiões nacionais e estrangeiros que têm contado com um assinalável sucesso.

Deste modo, o CR Oncologia Hepatobiliar e Pancreática assume-se como uma área assistencial, de investigação e formação transversal ao Hospital e que se insere na ativi­dade de diversos Serviços Clínicos do Centro Hospitalar, nomeadamente Serviço de Cirurgia Geral, Gastrenterologia, Oncologia Médica, Radiologia, Anatomia Patológica, Radioterapia e Medicina Nuclear e que desenvolve a sua atuação no âmbito do de Grupo Oncológico Hepatobi­liar e Pancreático”, salienta Luis Graça.

Segundo o clínico, “o CR conta com a colaboração da unidade de cuidados paliativos, da consulta de dor crónica e da consulta de psicologia oncológica. Dispõe ainda do apoio do Serviço de gestão de altas e de ação social que desempenham um papel indispensável ao utente e à sua família. O CR colabora também com um centro afiliado de investigação, o IPATIMUP, que é uma referência Nacional e Internacional na investigação no âmbito de patologia hepatobilio/pancreática.

Elementos do Centro de Referência de Cancro Hepatobilio-pancreático integram a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto onde são professores e investigadores, entre outros.”