Serviço Nacional de Saúde
Presidente da República nas comemorações do 192.º aniversário da FMUP
22 de Fevereiro de 2017
Dia da fmup2017 site 1 460 250

O Centro Hospitalar São João participou na comemoração do 192º aniversário da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) que contou com a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa.

A sessão do Dia da Faculdade de Medicina que teve como orador convidado o professor universitário e Conselheiro de Estado Adriano Moreira.

O evento serviu de palco à imposição das insígnias aos novos doutores e à distinção dos novos agregados. Foram, igualmente, entregues três galardões destinado a estudantes: o Prémio Fundação Ernesto de Morais (para o melhor estudante de Citogenética e Ciclo Celular), o Prémio PBJ Santander Scientific Excellence Award (para o melhor artigo publicado na revista Porto Biomedical Journal) e o Prémio Maxdata Excelência em Medicina (para o melhor estudante do curso de Medicina).

A sessão marcou, ainda, o 22.º aniversário das comemorações do Dia da FMUP, efeméride que foi assinalada com o lançamento de uma exposição, um documentário e um livro intitulados – “Dia da FMUP: Tradição e Futuro”, organização coordenada por Amélia Ricon-Ferraz.

Apesar de instituída com o nome Faculdade de Medicina em 1911, no momento de fundação da Universidade do Porto, a FMUP é herdeira direta herdeira da Real Escola de Cirurgia, criada por alvará régio de 25 de junho de 1825, constituindo-se assim como uma das mais antigas escolas de saúde do país.