Serviço Nacional de Saúde
Quatro décadas na persecução dos mais modernos procedimentos de intervenção em cardiologia
11 de Abril de 2017
Cr de cardiologia de interven  o2 1 460 250

O Centro de Referência (CR) de Cardiologia de Intervenção do Centro Hospitalar São João (CHSJ) tem o seu núcleo no Laboratório de Hemodinâmica, departamento integrado no Serviço de Cardiologia do CHSJ. Tendo sido inaugurado em finais da década de 70, o laboratório, munido de tecnologias de ponta, permite a realização de procedimentos de extrema complexidade clínica. Em 1978, a equipa começou por realizar procedimentos percutâneos como a realização de septostomias em recém-nascidos.

A intervenção coronária começou a ser realizada cerca de 10 anos depois e nos últimos anos, tem sido vasto o âmbito de atuação do CHSJ na área da intervenção cardiológica, estando atualmente preparado para a realização de praticamente todos os procedimentos de intervenção em cardiopatia estrutural.

O Laboratório é constituído por uma equipa de quatro médicos cardiologistas especializados em cardiologia de intervenção e por um conjunto de enfermeiros com preparação para esta área e funciona 24 horas/dia, 365 dias por ano. O período noturno e de fim-de-semana é assegurado por uma equipa de prevenção constituída por um médico e dois enfermeiros.

Para além dos utentes do próprio hospital, esta unidade do CHSJ tem a responsabilidade de assegurar os cateterismos aos utentes quer eletivos quer urgentes quer emergentes provenientes de vários hospitais nomeadamente o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos e o Centro Hospitalar do Médio Ave.

Tem igualmente a responsabilidade de  assegurar cateterismos de intervenção estrutural provenientes de outros hospitais com os de Guimarães, Braga e Viana do Castelo, explica João Carlos Silva, Coordenador do CR de Cardiologia de Intervenção do CHSJ.

A colaboração com outros serviços do CHSJ é fundamental para o correto funcionamento desta unidade. Assim, esta colabora muito diretamente com outros Serviços do Hospital, de que se salienta o Serviço de Cirurgia Torácica e o Serviço de Cardiologia Pediátrica.

Em relação à Cardiologia Pediátrica é de salientar a excelente colaboração existente e que passa pela discussão de casos que dizem respeito a ambos os serviços e pela realização em conjunto de procedimentos de intervenção estrutural em patologias congéni­tas,  em adultos e em crianças. Uma das salas de hemodinâmica é dedicada um dia por semana á realização de cateterismos a doentes em idade pediátrica. Estes cateterismos são assegurados por dois cardiologistas pediátricos com diferenciação nesta área, com a colaboração frequente dos cardiologistas de intervenção de adultos, principalmente quando se trata de situações em que é necessária  intervenção.

No que respeita ao Serviço de Cirurgia Torácica,  a colaboração é também estreita sendo os doentes discutidos em contexto multidisciplinar.

Esta colaboração funciona quer em base eletiva, quer urgente, quer em situações de emergência, havendo disponibilidade de parte a parte 24 horas por dia, salienta o clínico.

O CR conta com médicos anestesiologistas para procedimentos não urgentes em doentes em idade pediátrica ou para procedimentos em adultos que necessitam de ecografia transesofágica durante o procedimento e nas situações de emergência em doentes que neces­sitam de entubação oro-traqueal devido à sua situação clínica.

Dois outros serviços do CHSJ colaboram com o CR: Radiologia de Intervenção (no tratamento de doentes que necessitam de técnicas / materiais com os quais a equipa está menos familiarizada – p.e. embolizações arteriais com microesferas ou polivinil-álcool) e Cirurgia Vascular (que ajudam a equipa na resolução de algumas complicações),  conclui João Carlos Silva.