Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Quatro décadas na persecução dos mais modernos procedimentos de intervenção em cardiologia

11 de Abril de 2017
Cr de cardiologia de interven  o2 1 1024 550

O Centro de Referência (CR) de Cardiologia de Intervenção do Centro Hospitalar São João (CHSJ) tem o seu núcleo no Laboratório de Hemodinâmica, departamento integrado no Serviço de Cardiologia do CHSJ. Tendo sido inaugurado em finais da década de 70, o laboratório, munido de tecnologias de ponta, permite a realização de procedimentos de extrema complexidade clínica. Em 1978, a equipa começou por realizar procedimentos percutâneos como a realização de septostomias em recém-nascidos.

A intervenção coronária começou a ser realizada cerca de 10 anos depois e nos últimos anos, tem sido vasto o âmbito de atuação do CHSJ na área da intervenção cardiológica, estando atualmente preparado para a realização de praticamente todos os procedimentos de intervenção em cardiopatia estrutural.

O Laboratório é constituído por uma equipa de quatro médicos cardiologistas especializados em cardiologia de intervenção e por um conjunto de enfermeiros com preparação para esta área e funciona 24 horas/dia, 365 dias por ano. O período noturno e de fim-de-semana é assegurado por uma equipa de prevenção constituída por um médico e dois enfermeiros.

Para além dos utentes do próprio hospital, esta unidade do CHSJ tem a responsabilidade de assegurar os cateterismos aos utentes quer eletivos quer urgentes quer emergentes provenientes de vários hospitais nomeadamente o Centro Hospitalar Tâmega e Sousa, a Unidade de Saúde Local de Matosinhos e o Centro Hospitalar do Médio Ave.

Tem igualmente a responsabilidade de  assegurar cateterismos de intervenção estrutural provenientes de outros hospitais com os de Guimarães, Braga e Viana do Castelo, explica João Carlos Silva, Coordenador do CR de Cardiologia de Intervenção do CHSJ.

A colaboração com outros serviços do CHSJ é fundamental para o correto funcionamento desta unidade. Assim, esta colabora muito diretamente com outros Serviços do Hospital, de que se salienta o Serviço de Cirurgia Torácica e o Serviço de Cardiologia Pediátrica. 

Em relação à Cardiologia Pediátrica é de salientar a excelente colaboração existente e que passa pela discussão de casos que dizem respeito a ambos os serviços e pela realização em conjunto de procedimentos de intervenção estrutural em patologias congéni­tas,  em adultos e em crianças. Uma das salas de hemodinâmica é dedicada um dia por semana á realização de cateterismos a doentes em idade pediátrica. Estes cateterismos são assegurados por dois cardiologistas pediátricos com diferenciação nesta área, com a colaboração frequente dos cardiologistas de intervenção de adultos, principalmente quando se trata de situações em que é necessária  intervenção.

No que respeita ao Serviço de Cirurgia Torácica,  a colaboração é também estreita sendo os doentes discutidos em contexto multidisciplinar.

Esta colaboração funciona quer em base eletiva, quer urgente, quer em situações de emergência, havendo disponibilidade de parte a parte 24 horas por dia, salienta o clínico. 

O CR conta com médicos anestesiologistas para procedimentos não urgentes em doentes em idade pediátrica ou para procedimentos em adultos que necessitam de ecografia transesofágica durante o procedimento e nas situações de emergência em doentes que neces­sitam de entubação oro-traqueal devido à sua situação clínica.

Dois outros serviços do CHSJ colaboram com o CR: Radiologia de Intervenção (no tratamento de doentes que necessitam de técnicas / materiais com os quais a equipa está menos familiarizada – p.e. embolizações arteriais com microesferas ou polivinil-álcool) e Cirurgia Vascular (que ajudam a equipa na resolução de algumas complicações),  conclui João Carlos Silva.