Estudo São João/FMUP demonstra que pessoas com níveis elevados de hormona T3 perdem mais peso após cirurgia bariátrica

12 de Abril de 2017
Investigadores fmu s o jo o 1 1024 550

Um estudo desenvolvido por um grupo de investigadores do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar São João revelou que os utentes que têm níveis elevados da hormona tiroideia triiodotironina (T3) perdem mais peso após a cirurgia bariátrica. Os resultados do estudo foram apresentados no ENDO 2017, o encontro anual da Endocrine Society, em Orlando, na Flórida, tendo sido destacado pelos meios de comunicação que cobriram o congresso.

“A cirurgia bariátrica é o tratamento mais eficaz para a obesidade mórbida e a função tiroideia desempenha um papel central na regulação do peso corporal. No entanto, os preditores de perda de peso após cirurgia bariátrica permaneceram em grande parte desconhecidos", refere João Sérgio Neves, médico e investigador.

"O estudo mostra que os doentes com níveis mais elevados de T3 perdem mais peso após a cirurgia bariátrica. Os resultados destacam o potencial futuro para tratamento com hormona tiroideia após a cirurgia bariátrica", destaca o autor principal da investigação.

O estudo avaliou 649 doentes com obesidade mórbida e função tiroideia normal que foram submetidos à cirurgia bariátrica. 84,3% dos doentes eram mulheres e os doentes tinham uma idade média de 41,8 anos, com índice de massa corporal (IMC) pré-operatório de 44,65 kg / m2.

Os investigadores analisaram a idade pré-operatória dos participantes, sexo, função tiroideia (TSH, T3 livre, T4 livre), perfil lipídico, glicemia de jejum, hemoglobina (Hb) A1C, IMC, relação perímetro da cintura - perímetro da anca, dislipidemia e hipertensão. Estudaram ainda o tipo de cirurgia (banda gástrica ajustável, bypass gástrico em Y de Roux ou sleeve gástrico) e a percentagem de perda excessiva de peso corporal um ano após a cirurgia.

Níveis pré-operatórios de TSH e T4 livre e variação dentro da faixa de referência de T3 livre não foram associados à perda de peso. Em contraste, 11,4% dos doentes com T3 livre superior ao intervalo de referência (T3 livre acima de 3,71 picogramas por mililitro) perderam significativamente mais excesso de peso do que os doentes com T3 livre normal (76,6% vs 65,4%). Nenhum doente apresentou T3 livre abaixo do intervalo de referência.

Os doentes com T3 livre são mais jovens (36,6 vs 42,5 anos), mas não significativamente diferentes no sexo, IMC, tipo de cirurgia, diabetes, hipertensão ou dislipidemia. Mesmo após ajuste para idade, sexo, IMC, tipo de cirurgia, TSH e níveis livres de T4, a perda de excesso de peso no grupo com alta T3 livre foi significativa.

Os autores excluíram doentes com história de doença tiroideia, aqueles que estavam a ser tratados com levotiroxina ou fármacos anti-tiroideus e doentes com hormona estimulante da tiroide (TSH) ou tiroxina livre (T4) fora do intervalo de referência.