São João forma médicos moçambicanos

12 de Abril de 2017
Formacaomocambique site 1 1024 550

Paula Freitas, médica endocrinologista do Centro Hospitalar São João (CHSJ) e Professora da Faculdade de Medicina do Porto integrou, em Moçambique, uma formação em Diabetes a médicos (generalistas, internistas e médicos internos de Medicina Interna).

A formação, de caráter gratuito, decorreu no âmbito da atividade da Health4MOZ, que tem como objetivo a conceção, execução e apoio de programas e projetos de cooperação para o desenvolvimento e de assistência humanitária em Moçambique nas áreas da saúde, incluindo educação, assistência médica, medicamentosa e alimentar. Desenvolve a sua atividade prioritariamente no âmbito da promoção da saúde da criança e da família no norte de Moçambique.

O Programa desta missão incluiu a formação a 35 médicos oriundos do sul, em Maputo e 40 na Beira. A Diabetes tem adquirido uma importância crescente na saúde em Moçambique, quer pelo aumento exponencial da sua prevalência quer pela morbimortalidade a ela associada.

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), ofereceu duas Bolsas que suportarão na íntegra a participação no próximo congresso anual (2018) da Sociedade, do formando que obtiver a melhor classificação na formação de Maputo e da Beira.

A Health4MOZ tem o apoio do Ministério da Saúde de Moçambique e surge ancorada numa parceria entre as Ordens dos Médicos de Portugal e de Moçambique e tem como objetivo promover a formação pós-graduada em saúde.