Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Projeto: Estou Aqui Adultos

28 de Abril de 2017
Estouaquiadultos site 1 1024 550

Divulga-se o projeto «Estou Aqui Adultos», da Polícia de Segurança Pública, dirigido a pessoas que, em função da idade ou de patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes, ainda que momentaneamente, na via pública. Visa garantir a segurança de todos os utilizadores na via pública e promover o reencontro célere com o familiar ou conhecido previamente indicado.

A solução assenta nas pulseiras ESTOU AQUI, constituídas por uma fita de tecido em cor mate e por uma chapa metálica com um código alfanumérico e a inscrição «Call/Ligue 112». São gratuitas, pessoais e intransmissíveis.

Os interessados em adquirir uma pulseira deverão fazer o registo prévio no sítio do projeto (https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/Pages/Home.htm) e, em seguida, deslocar-se à esquadra escolhida para levantar e ativar a mesma. O pedido pode ser feito pelo próprio utilizador ou por um terceiro. As instituições que pretendam aderir ao programa podem fazer um só registo para vários utilizadores. 

Ao ligar 112, o operador que atende a chamada efetua diligências para identificar a pessoa em causa e para alertar os seus contactos de emergência. Para além do contacto com os cuidadores do cidadão encontrado, o operador comunica com a força de segurança da área, informando sobre a ocorrência e identificando a pessoa.

Cada registo terá a duração máxima de dois anos. Findo esse período, os interessados deverão fazer um novo registo e levantar uma nova pulseira numa esquadra da PSP. Qualquer alteração de dados terá de ser solicitada por escrito, para o endereço eletrónico estouaqui@psp.pt.

Polícia de Segurança Pública

Panfleto

Ofício