Serviço Nacional de Saúde
9º Aniversário do Centro de Mama
05 de Maio de 2017
9aniv centromama site 1 460 250

O Centro de Mama do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) acaba de festejar o seu 9º aniversário em Abril de 2017.

Com um crescimento constante da sua actividade assistencial desde a abertura, o Centro de Mama afirma-se como uma estrutura de referência nacional na área da Oncologia Mamária.

Aproveito para partilhar um pouco da nossa acção:

Em 2016, o trabalho multidisciplinar do Centro de Mama resultou na realização de mais de

10000 episódios de consulta externa, cerca de 11000 exames de imagem (incluindo intervenção), o que representa um acréscimo de cerca de 4% relativamente a 2015.

O tempo médio de espera para a primeira consulta (situações prioritárias) foi de 2 (dois) dias e o tempo médio de espera para a primeira consulta (todos os pedidos) foi de 16 dias.

Tratamos 354 novos doentes oncológicos, o que significa um aumento de 12% relativo a 2015; a nossa taxa de cirurgia conservadora da mama aproxima-se dos 60%; das doentes submetidas a mastectomia, 40% fizeram reconstrução mamária imediata; o tempo médio

de espera para a operação foi de 21 dias.

Sedimentamos a nossa experiência no estudo molecular do gânglio sentinela (técnica OSNA), que substitui o estudo anatomo-patologico tradicional, na mamografia 3D (tomosíntese mamária), na identificação do gânglio sentinela por técnicas de fluorescência e continuamos a inovar, com a aplicação da fluorescência intra-operatória à avaliação da perfusão dos retalhos cutâneos e disponibilizando reuniões de grupos terapêuticos de psico-oncologia e uma consulta especializada para doentes com mais de 70 anos (oncogeriatria).

A nossa equipa cresceu, para responder às necessidades: somos já um grupo de 7 Clínicos, 5 Imagiologistas, uma Psicóloga, um Geneticista e 5 Enfermeiras dedicadas, aos quais se juntou recentemente uma Nutricionista.

Nos últimos dois anos, o Cancro da Mama tornou-se a doença oncológica mais frequentemente tratada no CHSJ.

A equipa do Centro de Mama continua empenhada em disponibilizar aos utentes

cuidados de excelência na área da patologia oncológica mamária, de forma humana, facilmente acessível e diligente.

Mais informação sobre o Centro de Mama.