Serviço Nacional de Saúde
HVITAL referenciado por membro da Forbes na área da Inteligência Artificial em Saúde
22 de Maio de 2017
Hvital na forbes site 1 460 250

Bernard Marr, cronista da prestigiada revista Forbes e uma das mais respeitadas vozes em todo o mundo no que diz respeito à área de BigData e Ciência de Dados, considerado pelo Linkedin como um dos cinco maiores influenciadores na área em causa, mencionou o HVITAL e o São João num artigo intitulado “Em que medida a aprendizagem das máquinas está a transformar os cuidados de saúde”.

No artigo dedicado às potencialidades da aprendizagem das máquinas, aliada à inteligência artificial e à análise avançada de dados no sentido da prevenção ou antecipação de doenças, Bernard Marr explica que o HVital é um sistema analítico avançado que permite ao CHSJ ajudar a prever até 30% das admissões em Unidades de Cuidados Intensivos, com mais de 7 dias de antecedência, com base na análise automática e sistemática de uma grande quantidade de dados eletrónicos do paciente (BigData), o que representa um enorme potencial em matéria apoio à decisão clínica e segurança do doente.

Outro dos exemplos que o expert refere é o facto de uma equipa de médicos (de uma instituição não referida) ter conseguido, recorrendo a um programa de aprendizagem avançada da máquina, identificar pessoas atingidas por cancro pancreático, antes mesmo de ser realizado o diagnóstico.

Para além de autor de best-sellers sobre negócios, Bernard Marr, tem mais de 80 mil seguidores no Twitter e é também um incontornável speaker e consultor desta área para empresas e governos.

O sistema HVITAL foi desenvolvido pelo Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados em conjunto com várias equipas clinicas e de gestão do hospital.

À margem do 14º Encontro Nacional de Inovação (COTEC)- que decorreu recentemente em Matosinhos sob o lema:Inventar o futuro-liderar pela inovação colaborativa- o mentor do projeto do HVITAL, José Pedro Almeida teve oportunidade de se encontrar com o Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, de forma a fornecer-lhe mais informação acerca desta solução inovadora. João Vasconcelos recebeu por parte do Presidente do Conselho de Administração do CHSJ, António Oliveira e Silva, um convite para visitar a instituição e conhecer o software in loco.