Serviço Nacional de Saúde
São João melhora conforto das Consultas Externas e poupa 300mil euros/ano
31 de Maio de 2017
Cam site 1 460 250

O Centro Hospitalar de São João vai melhorar as condições de acolhimento dos utentes e profissionais na Consulta Externa e reduzir os custos com climatização e iluminação através de um investimento de cerca 4,1 milhões de euros em eficiência energetica.

Este investimento permitirá, no final do processo, uma poupança de 300 mil euros/ano, o equivalente ao consumo atual da Consulta Externa, que, desta forma, ficará autossuficiente em termos de consumo de energia.

Para concretizar os melhoramentos, o hospital receberá uma comparticipação de 3,8 milhões de euros através do programa de auxílio do Estado POSEUR (Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos).

As obras relacionadas com a eficiência energética envolvem três edifícios externos ao corpo principal do hospital: o Centro de Ambulatório, (que inclui a Consulta Externa), o Hospital de Dia e o edifício dos serviços de apoio, e têm início ainda este ano, prevendo-se a sua conclusão para o final de 2018.

Serão instalados 2832 painéis fotovoltaicos nas coberturas de todos os edifícios, totalizando uma área de 5411 m2.

Além da introdução dos painéis fotovoltaicos, será melhorada a climatização de todo o Centro de Ambulatório, também com métodos energeticamente eficientes, pois esta climatização será obtida a partir das redes de transporte de água quente e água fria, permitindo eliminar os atuais aparelhos de ar condicionado. Com a nova climatização serão significativamente melhoradas as condições de conforto para doentes e profissionais que utilizam as salas de consulta, de tratamentos, de exames e as salas de espera na Consulta Externa.

Também os envidraçados atuais serão substituídos por vidros duplos que permitem a redução das perdas de calor nas alturas mais frias do ano e ganhos de isolamento nos períodos mais quentes.

Para além disso, todo o sistema de iluminação existente será substituído por iluminação do tipo LED, com maior eficiência e menor consumo energético.