São João realiza Cirurgia Maxilofacial pioneira em Portugal

07 de Junho de 2017
Cirurgia maxilofacial pioneira em portugal 1 1024 550

A Equipa de Cirurgia Maxilofacial do Centro Hospitalar de São João, realizou com sucesso a resseção (retirada) segmentar da mandíbula (maxilar inferior) atingida por uma recidiva tumoral de ameloblastoma (resurgimento de um tumor na area do maxilar inferior) e sua reconstrução imediata com retalho microvascularizado (com irrigação sanguinea) osteoseptocutâneo de perónio (composto por osso, músculo e pele).

Neste osso da perna procedeu-se à colocação imediata de implantes dentários, um importante avanço para o sucesso da reconstrução.

Nas palavras dos cirurgiões responsáveis, Rui Balhau e Tiago Neto, "a colocação imediata de implantes dentários no osso da perna (perónio) transferido para a reconstrução microcirúrgica da mandíbula, permite uma reabilitação estética e funcional, com restituição da oclusão, de uma dieta normal, da estética do sorriso e da re-integração na sociedade e no mercado de trabalho."

Também pela primeira vez no CHSJ, esta cirurgia envolveu planeamento pré-operatório virtual em 3D, com fabricação de guias de corte para a resseção mandibular e peronial, assim como de placa de reconstrução mandibular em titânio PSI (patient specific implant).

"Este tipo de tecnologia, permite reduzir o tempo operatório, aumentar a qualidade da reconstrução cirúrgica e consequente consolidação óssea e o retorno precoce do doente ao seu entorno familiar", explicam os cirurgiões.

A cirurgia envolveu a colaboração de uma vasta equipa composta por profissionais das áreas da Anestesia, Cirurgia Maxilofacial, Cuidados Intensivos e Enfermagem do Bloco Operatório e Internamento.

O procedimento em causa poderá ser utilizado noutras reconstruções de defeitos segmentares dos maxilares, nomeadamente nas neoplasias malignas da cavidade oral.