Homenagens aos voluntários marcam celebração do 32º aniversário da Associação de Voluntariado

23 de Junho de 2017
32aniv voluntariado site 1 1024 550

A Associação de Voluntariado do Hospital de São João (AVHSJ), comemorou, no passado fim de semana, 32 anos de existência ao serviço dos utentes do Centro Hospitalar São João (CHSJ).

A jornada comemorativa iniciou-se por uma missa celebrada na Capela do HSJ, à qual se seguiu uma sessão solene na Aula Magna. Neste encontro multiplicaram-se as homenagens aos cerca de 250 voluntários que prestam apoio, diariamente, à comunidade hospitalar, de forma gratuita.

Carlos Dias, Presidente da Direção da AVHSJ, referiu no seu discurso que “a presença dos Voluntários em diversos Serviços do CHSJ tem um papel complementar ao dos profissionais de saúde” e que “a responsabilização da Associação, enquanto Instituição Particular de Solidariedade Social, se traduz no apoio aos doentes mais vulneráveis socialmente e nos donativos ao hospital”, acrescentou o Presidente da Associação.

Artur Paiva, Diretor Clínico do CHSJ, e Amélia Ferreira, Diretora da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), salientaram, nas suas intervenções, o papel insubstituível dos voluntários nas unidades de saúde, bem como, o seu contributo na unidade curricular de Formação Social e Humana enquadrada no plano de estudos da FMUP.

Neste certame, cerca de 10 novos voluntários foram apresentados à comunidade hospitalar perante a qual realizaram o seu compromisso, momento simbólico que os novos membros da Associação se comprometem com a instituição no sentido de cumprir, da melhor forma possível, esta nova missão.

Além disso, o 32º aniversário da Associação de Voluntariado do Hospital de S. João ficou marcado pelas homenagens aos 30 voluntários que completaram, no presente ano, 10, 15, 20, 25 e 30 anos de voluntariado efetivo.

O evento contou com vários apontamentos musicais assinados pelo Grupo Cultural e Recreativo do CHSJ e, ainda, com a alegre presença de crianças do Infantário Monfortinhos de Real, com o qual a AVHSJ desenvolveu um projeto para sensibilizar os Monfortinhos da importância do voluntariado.

Missa_na_capela_do_CHSJ_1_460_250

Mesa_1_460_250