Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Colangiopancreatoscopia com o sistema SpyGlass: vanguardismo no Centro Hospitalar São João

30 de Agosto de 2017
Colangiopancreatoscopia  site 1 1024 550

A Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica habitualmente designada por CPRE, permite uma melhoria substancial no diagnóstico e tratamento das doenças pancreatobiliares. No entanto, por vezes os achados da CPRE não permitem o estabelecimento de um diagnóstico preciso, especialmente nos casos de estenoses benignas e malignas.

A possibilidade de durante o exame obter uma imagem endoscópica direta dos ductos permite aumentar a rentabilidade diagnóstica e terapêutica do exame, nomeadamente na resolução das situações descritas. Nesse sentido, foi introduzida recentemente no Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ), uma plataforma de colangioscopia denominada SpyGlass.

“Este dispositivo inovador permite de uma forma relativamente simples, com o uso de apenas um endoscopista durante o procedimento, a deteção e tratamento de cálculos mais complexos e obtenção de diagnóstico histológico de estenoses no sistema pancreatobiliar. O dispositivo de uso único, consiste num cateter com um sistema ótico e um manípulo que possibilita a sua movimentação ao longo da anatomia pancreatobiliar”, explica Guilherme Macedo, diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHSJ.

“O cateter é inserido no canal de trabalho do duodenoscópio e introduzido diretamente na papila. A sua configuração permite que um único especialista manobre simultaneamente os dois endoscópios e deste modo simplifica e diminui o tempo necessário para a realização do procedimento (fig. 1).

Esta inovação tecnológica consolida a posição do Serviço de Gastrenterologia do CHSJ na vanguarda da Endoscopia nacional e internacional, e o seu prestigio como Centro de Treino da Organizaçao Mundial de Gastrenterologia (WGO)”, conclui Guilherme Macedo.