Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Diretores do Hospital Universitário e do Serviço Municipal de Saúde de Oslo visitam CHSJ

03 de Outubro de 2017
Conselho de administra  o do chsj e comitiva do hospital universit rio e servi o de sa de municipal de oslo 1 1024 550

Uma comitiva de nove Diretores Executivos noruegueses, do Hospital Universitário de Oslo e do Serviço de Saúde do Município, visitou, entre o dia 27 e o dia 29 de setembro, o Centro Hospitalar de São João (CHSJ), tendo o CHSJ organizado um programa para ir ao encontro de áreas de conhecimento previamente solicitadas.

Este contacto surgiu na sequência da parceria estabelecida entre estes dois hospitais universitários de Portugal e da Noruega, ao abrigo do projeto QuaLife+ “Rastreio da desnutrição na população idosa de um hospital central universitário no norte de Portugal e das suas áreas de influência”, financiado pelo Programa Iniciativas em Saúde Pública ao abrigo do “European Economic Area Grants (EEAGrants)”, mecanismo financeiro do espaço económico europeu, promovido pela Noruega, Islândia e Liechtenstain.

O principal objetivo da presente visita era conhecer a forma de articulação entre Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares em Portugal, assim como os processos necessários para o funcionamento integrado dos diferentes níveis de cuidados de saúde.

A receção a esta Comitiva decorreu no Conselho de Administração do CHSJ, com a presença do Vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Ponciano de Oliveira, juntamente com a Enfermeira Diretora do CHSJ, Filomena Cardoso, em representação do Conselho de Administração deste Centro Hospitalar.

Após a receção de boas vindas, foi realizada uma apresentação para o “Enquadramento do CHSJ na estrutura nacional e da região norte e áreas de diferenciação”. 

O primeiro dia foi essencialmente dedicado aos Cuidados de Saúde Primários, pelo que o grupo de trabalho se dirigiu para Santo Tirso, onde foi recebido no Salão Nobre da Câmara Municipal, pela Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Santo Tirso/Trofa e por representante da Câmara Municipal de Santo Tirso, tendo sido acompanhado pelo Vogal do Conselho Diretivo da ARS do Norte, Ponciano de Oliveira.

De seguida teve lugar uma alocução em que foi apresentado o sistema de saúde norueguês, com ênfase na coordenação entre os seus diferentes níveis.

Ao longo deste primeiro dia a comitiva norueguesa assistiu, ainda, a várias apresentações acerca do Serviço de Nacional de Saúde português, tendo sido abordados temas na âmbito dos Cuidados de Saúde Primários incluindo a sua articulação com os hospitais, a sua estrutura de financiamento, a rede de Cuidados Integrados e Cuidadores de Enfermagem, entre outros, com o contributo do CHSJ, da ARS Norte, do ACES Santo Tirso/Trofa e da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso.

Durante o segundo dia, decorrido no CHSJ, o grupo contactou com várias realidades no contexto hospitalar, como a estrutura de financiamento e contrato programa, sistemas e tecnologias de informação, estratégias de abordagem nutricional e projeto QuaLife+, legislação da saúde e envolvimento do doente.

No terceiro dia, no polo de Valongo, realizaram-se apresentações das áreas de saúde mental e reabilitação, com visita aos respetivos serviços e almoço de trabalho na Santa Casa da Misericórdia de Valongo.

Todas estas intervenções mobilizaram e contaram com a dedicação dos colaboradores do CHSJ envolvidos no processo, o que transmitiu uma imagem de competência e excelência da instituição.

Comitiva da Noruega recebida no CHSJ IMG_0133 (3) Comitiva do Hospital Universitário e Serviço Municipal de Saúde de Oslo em Valongo