HVital no topo da lista de projetos inovadores dos hospitais do SNS

02 de Novembro de 2017
Site 1 1024 550

O Centro Hospitalar São João (CHSJ) destacou-se no Fórum “SNS+ Inovação, projetos inovadores em Hospitais do SNS”, tendo arrecadado o primeiro lugar da classificação no Prémio SNS+Inovação, com o projeto de Inteligência de dados HVital.

Desenvolvido pelo Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de Dados em conjunto com várias equipas clinicas e de gestão do CHSJ, O projeto “HVital”, foi apresentado no Fórum pelos seus protagonistas e debatido em plenário.

Descrito como um sistema analítico avançado, único no espaço internacional, o HVital permite ao CHSJ alcançar algumas proezas como por exemplo “a eventual previsão até 30% das admissões em Unidades de Cuidados Intensivos, com 7 dias de antecedência (com base na análise automática, sistemática e correlação de uma quantidade massiva de dados eletrónicos do paciente - BigData), ou o apoio na sinalização imediata de doentes colonizados por microorganismos multirresistentes”.

“O HVital representa um enorme potencial em matéria apoio à decisão clínica e segurança do doente”, afirma José Pedro Almeida, diretor do Serviço de Inteligência de Negócio e Ciência de dados do CHSJ e responsável do projeto.

Esta distinção decorre na sequência da recolha e análise de projetos inovadores desenvolvidos pelos Hospitais do SNS, por parte da Coordenação e Equipa de Apoio para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares, “com o objetivo final de promover a sua difusão e replicação no universo hospitalar do SNS de soluções inovadoras que potenciem a melhoria de estruturas, de processos e de resultados”, profere Fernando J. Regateiro,Coordenador Nacional para a Reforma do SNS na área dos Cuidados de Saúde Hospitalares

Ainda integrado no fórum, decorreu um momento de troca de ideias e de experiências, “muitas vezes seminal neste tipo de evento, promovendo a interação e o debate entre os participantes, com privilégio natural para as temáticas dos projetos expostos e dos mais de 100 projetos recebidos. Neles está, seguramente, muito do que de melhor se está a fazer nos Hospitais do País, no âmbito da Inovação”, explica Fernando J. Regateiro.

O Fórum “SNS+ Inovação, projetos inovadores em Hospitais do SNS” teve lugar no Centro de Congressos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC). No “hall” do Centro de Congressos, foi criado um espaço intitulado “Bolsa de Projetos Inovadores” destinado à exposição e apreciação dos projetos pelos participantes.

Desde a sua criação, o HVital venceu o prémio do Hospital do Futuro 2011/12, o Prémio Kaizen lean em 2013, no ano seguinte (2014) foi distinguido com o Prémio Healthcare Excellence, no mesmo ano ganhou o primeiro prémio “Microsoft Health Users Group Innovation”, como também o “CEO Awards 2014 – Inteligência Clínica”, e ainda o primeiro prémio europeu “IT’Europa’s European IT and Software Excellence”, em 2016 arrecadou o HIMSS-Elsevier Digital Healthcare Award.