Ortopedia do São João colabora em estudo sobre relação entre dor crónica e cérebro

13 de Novembro de 2017
Dorcronica e cerebro site  1  1 1024 550

Os pacientes que sofrem de dor associada a artrose do joelho, acompanhados no Serviço de Ortopedia do CHSJ estão a ser alvo de um estudo sobre a dor crónica, desenvolvido por uma doutoranda da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e investigadora do I3S (Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade).

A investigação em causa visa estudar os circuitos cerebrais de doentes com dor crónica e a forma como estes se relacionam com a dor, através de um acompanhamento frequente e de várias ressonâncias magnéticas, sendo possível avaliar o comportamento do sistema nervoso central antes e após a intervenção cirúrgica.

“É comum que mesmo depois de uma intervenção, que à partida resolveria a patologia, o doente continue a sentir dor. Atualmente, acreditamos que o cérebro não só se adapta à dor crónica como também são as suas características individuais que influenciam o desenvolvimento da mesma.

Queremos explorar de que forma esta condição está ligada ao cérebro para, assim, melhorar não só o diagnóstico mas também o tratamento da dor crónica”, explica Joana Barroso, doutoranda da FMUP e I3S.

Para além do CHSJ, este projeto também está a ser desenvolvido em parceria a Feinberg School of Medicine, em Chicago e Centro de Radiologia em Portugal.

A dor crónica é uma condição que, em Portugal, afeta cerca de 30% da população.