Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Lançado ensaio de Sobrinho Simões sobre genoma dos portugueses

14 de Novembro de 2017
Livro manuelsobrinhosimoes site 1 1024 550

A editora Gradiva lança um livro da coleção Breve, da autoria de Manuel Sobrinho Simões, médico do Centro Hospitalar de São João e diretor do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (IPATIMUP), intitulado: “Os portugueses: De onde vimos, quem somos, para onde vamos”.

Pode ler-se na sinopse da obra que “Portugal deveria ser mais monótono, mais homogéneos em termo genéticos, relativamente aos restantes povos europeus”. “Pelo contrário temos uma extraordinária diversidade genética”, na medida em que “nos misturámos com muitos outros povos do mundo ao longo dos séculos.” Respondendo às questões de base deste livro - Para onde vamos? Quem somos? De onde vimos? -, o cientista afirma que “vamos para onde formos levados pela qualidade das pessoas, da sua organização e das instituições que soubermos reforçar.”

Quanto às restantes questões, Sobrinho Simões explica que “somos, antes de mais, organismos multicelulares, cuja qualidade fundamental resulta da organização harmoniosa de uma quantidade imensa de células somáticas com a mesma constituição genética mas funções diferentes. No entanto, as nossas células comportam-se como as dos seres unicelulares, isto é, proliferam, diferenciam-se e morrem.”

De acordo com a descrição da editora, este ensaio “reflete sobre diversos temas com o rigor e eloquência de um cientista reconhecido nacional e internacionalmente e dispensa apresentações.” O livro foi criado a partir dos discursos do cientista nas cerimónias do 10 de junho 2017 (Porto e Brasil), bem como de atribuição dos Prémios Pessoa (2002) e Ciência Viva (2016) e conta com o prefácio pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Médico, professor universitário jubilado, especialista em cancro, presidiu à Sociedade Europeia de Patologia e foi votado pelos pares em 2015 como o “Patologista mais influente do mundo”.

O livro encontra-se disponível na loja online da editora.