Mudança de paradigma necessário para contrariar crescente resistência aos antimicrobianos

21 de Novembro de 2017
Indiano site 1 1024 550

O Ciclo de Conferências “Semana do Antibiótico” do Centro Hospitalar São João (CHSJ) arrancou com a alocução de Dilip Nathwany, infeciologista, professor e investigador em matéria de resistência aos antimicrobianos de renome mundial, sobre o tema “Antimicrobial stewardship: implementação e benefícios”.

“Da totalidade dos antibióticos usados, 50% são utilizados em terapêuticas para humanos e 50% em animais, em grande parte apenas para acelerar o processo de crescimento dos animais. Dos antibióticos prescritos em saúde humana, estima-se que 20 a 50% sejam desnecessários, e a utilidade dos 40 a 80% usados para promover o crescimento animal é altamente questionável”, explica o investigador.

No âmbito da utilização do antibiótico em saúde humana e particularmente no seu uso a nível hospitalar o Prof. Nathwany apresentou as várias componentes e estratégias de implementação de programas de apoio à prescrição (antibiotic stewardship). Segundo o perito, o sucesso deste processo passa por uma liderança eficiente, uma estratégia comunicacional adequada, mas acima de tudo pelo envolvimento dos profissionais, médicos e enfermeiros, de todas as unidades. Desta forma, Dilip Nathwany acredita que o impacto da resistência aos antimicrobianos na saúde pública poderá ser controlado.

Médico Infeciologista, Professor, Investigador na Universidade de Dundee, na Escócia e Consultor de Infecciologia e na área de Prevenção e Controlo de Infeção e da Utilização de Antimicrobianos, Dilip Nathwany é Presidente do Grupo Escocês de Prescrição de Antimicrobianos, Presidente da Sociedade Britânica de Quimioterapia Antimicrobiana, Co-diretor do Centro Universitário de Ciências da Saúde de Tayside, Consultor Nacional Especializado do Ministério da Saúde Escocês para a Área das Doenças Infeciosas e Diretor do Programa do Curso Mundial Online para uma utilização sensata dos antimicrobianos (MOOC).

Alocução do Prof. Dilip Nathwany no CHSJ Aula Magna encheu-se para receber o Prof. Nathwany