São João assinala Dia Mundial da Prematuridade

23 de Novembro de 2017
Dia da prematuridade site 1 1024 550

O Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) comemorou o Dia Mundial da Prematuridade com várias atividades e a presença de crianças que nasceram prematuramente, ao longo dos seus 32 anos de experiência do serviço, bem como dos seus familiares.

No Atrium Hospitalidade esteve patente uma exposição de desenhos realizados por alunos do 3º e 4º ano das escolas EB1 de Pedrouços e Arreigada. Durante a manhã e após a sessão de abertura foi projetado um filme sobre o tema e, ainda, atuaram os músicos de Jazz, Marco Moura e Lourenço. Para além disso, a associação “Pais Prematuros”, ofereceu um cadeirão para os pais do serviço.

Durante a tarde, decorreu a distribuição das prendas aos bebés internados, prendas estas preparadas no workshop da manhã. Foi, também, celebrada a tradicional eucaristia que contou com a participação de pais, familiares e profissionais.

Segundo Hercília Guimarães, o Dia Mundial da Prematuridade “tem como objetivo sensibilizar familiares, profissionais e fundamentalmente a comunidade para este tema”, lembrando que cerca de 10% dos bebés nascem antes das 37 semanas de gestação.

“É importante para os pais de bebés prematuros internados nas unidades de cuidados intensivos conhecerem outros casos e perceberem a evolução dessas crianças que nasceram também prematuras. Ninguém melhor que esses pais para essa ajuda. Neste âmbito as associações de pais são da maior relevância no apoio às famílias e às instituições”, afirma a médica.

Neste dia, Hercília Guimarães reforçou a necessidade da adoção da filosofia dos cuidados centrados no desenvolvimento, metodologia de cuidar que determina ganhos em saúde para estes bebés com reflexo a nível do seu desenvolvimento psicomotor, neurocomportamental e cognitivo.

O Serviço de Neonatologia é, desde 1 de abril de 2015, centro de formação destes cuidados (São João NIDCAP training center) para os profissionais neles envolvidos, fazendo parte, desde essa data, da Federação Internacional de NIDCAP (Neonatal Individualized Developmental Care and Assessment Program), sediada na Universidade de Harvard.

Evento de comemora  o do dia mundial da prematuridade 1 1024 2500
Painel de desenhos feitos por crian as sobre prematuridade 1 1024 2500