Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Estudo europeu de prevalência de infeção associada a cuidados de saúde e consumo de antibióticos 2017

23 de Novembro de 2017
Estudo 1 1024 550

Publicamos apresentação realizada no dia 21 de novembro na Aula Magna, no âmbito do Ciclo de Conferências “Semana do Antibiótico CHSJ” em que foram divulgados os resultados do CHSJ do “Estudo Europeu de Prevalência de Infeção Associada a Cuidados de Saúde e Consumo de Antibióticos 2017”.

Nesse documento encontrará:

1. Os resultados do CHSJ abrangendo os 930 doentes internados no dia do estudo;

2. Oportunidades de melhoria identificadas e metas que gostaríamos de ver atingidas no próximo ano;

3. Alguns exemplos de implementação de medidas de melhoria de qualidade no âmbito da iniciativa Stop Infecção, programa que se encontra agora em fase de ampliação no CHSJ e que introduziu na instituição uma nova forma de intervir nesta área.

Salientamos que os dados apresentados evidenciam melhorias importantes em muitas áreas de que destacamos: 

1. Diminuição da prevalência global de infecção hospitalar de 16,5 % em 2012 para 11,3% actualmente, 

2. Menos doentes sob tratamento antibiótico e menos doentes com dispositivos invasivos (particularmente significativa a redução da percentagem de doentes algaliados de 33% para 25%),

3. Melhoria das práticas de profilaxia antibiótica cirúrgica com a redução do número de doentes em que foi feita administração de antibiótico por mais de 24 horas de 71% para 16%. 

Saudamos todos profissionais do CHSJ a quem se devem estas melhorias. Sabemos que, mesmo perante circunstâncias adversas, a segurança do doente, nomeadamente a preocupação com a prevenção da infecção hospitalar, é tida por todos como uma prioridade e é notório o crescente esforço colocado para que todos os procedimentos sejam efectuados com as melhores práticas. 

Agradecemos a todos os auditores pelo seu empenho e dedicação, sem os quais o trabalho intensivo necessário à colheita dos dados não teria sido possível e a todos os profissionais dos serviços abrangidos que colaboraram com os auditores sempre que solicitados. 

Convidamos todos os profissionais a reflectirem sobre os resultados apresentados e, com base no seu próprio conhecimento das realidades de cada sector, participarem activamente neste processo de melhoria que permitirá elevar ainda mais a qualidade assistencial no CHSJ.

Muito obrigado.