São João NIDCAP Training Center organiza encontro mundial NIDCAP em 2018

06 de Dezembro de 2017
Nidcap site 1 1024 550

O Centro Português de Formação de NIDCAP (Neonatal Individualized Care and Assessment Program), integrado no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) foi escolhido para ser anfitrião do encontro mundial destes centros de formação em outubro de 2018. Este evento envolve mais de 20 centros de formação oriundos dos cinco continentes e participantes de mais de 28 países de todo o mundo.

O serviço de neonatologia marcou presença em Edmonton, no Canada onde teve lugar a 28ª edição do Encontro anual “NIDCAP Trainers Meeting”, que teve como tema central “NIDCAP Beyond the NICU”:  The Multidisciplinary Team In and After the NICU and NIDCAP in the Surgical NICU.

Desde abril 2015, funciona, no Centro Hospitalar de São João, o São João NIDCAP Training Center, Centro de Formação NIDCAP, o primeiro e único centro português e de língua portuguesa integrado na rede internacional deste programa.

Este centro de formação destina-se a todos os profissionais de saúde que trabalham nas Unidades de Neonatologias entre os quais: médicos, enfermeiros, psicólogos, técnicos de fisioterapia e terapia ocupacional, entre outros, com o intuito de implementar os cuidados individualizados centrados no desenvolvimento do recém-nascido prematuro em Portugal, bem como dar suporte às famílias destas crianças e aos profissionais que trabalham nas unidades de Neonatologia.

O programa NIDCAP foi criado para permitir a aprendizagem específica da observação e avaliação do desenvolvimento dos bebés prematuros e em risco. Um dos objetivos fundamentais do programa NIDCAP é fornecer um apoio à formação dos profissionais das unidades de cuidados intensivos neonatais que desejem oferecer cuidados numa perspetiva individualizada, centrada na família e no desenvolvimento neurocomportamental do bebé prematuro.