Metrologia: A importância de uma ciência pouco visível mas de forte impacto no sucesso dos cuidados de saúde

11 de Dezembro de 2017
Jornadas metrologia site 1 1024 550

O Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebeu recentemente a primeira edição das Jornadas de Metrologia na Saúde no Centro Hospitalar São João (CHSJ).

O papel da Metrologia na missão das unidades de saúde e os desafios que se avizinham para esta ciência no futuro foram os temas centrais abordados ao longo do evento, na presença das principais entidades intervenientes neste setor.

“A qualidade dos cuidados prestados aos utentes depende da exatidão, rigor e confiança das medições realizadas pelos equipamentos metrológicos. Esta é a nossa principal preocupação”, afirmou Emanuel Silva, diretor do Serviço de Certificação que integra o Laboratório de Metrologia do CHSJ, na abertura do evento.

Nas palavras de Emanuel Silva, “espera-se que esta iniciativa ajude a melhorar o desempenho profissional dos seus participantes, promovendo cuidados mais seguros à população.”

Para além da análise da situação atual da Metrologia em serviços de saúde, ao longo deste evento assistiu-se à discussão de procedimentos de medição da pressão arterial, de medição com termómetros clínicos e do uso de bombas de perfusão de acordo com os Guias de Boas Práticas. Foram ainda focadas temáticas tais como as medições para controlo de infeções em superfícies e a dicotomia entre a manutenção e o controlo metrológico de equipamentos usados na saúde.

Na Mesa Redonda com que terminou esta Jornada foi debatida a importância da metrologia na saúde, na perspetiva de diferentes profissionais, sendo consensual haver uma melhoria do conhecimento do papel da Metrologia mas haver ainda muito a fazer para a sua disseminação, realçando-se a importância da formação e da realização deste tipo de encontros.

Mesa de abertura das jornadas 1 1024 2500
Diretor cl nico e diretora do centro de epidemiologia do chsj 1 1024 2500