Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Centro de Mama do São João certificado por organismo internacional

18 de Dezembro de 2017
Cerimonia de atribui  o de certifica  o eusoma ao chsj site 1 1024 550

O centro de Mama do Centro Hospitalar de São João (CHSJ) recebeu, hoje, a “Breast Centre Certification”, tornando-se no primeiro Centro de mama público português a obter esta acreditação clínica europeia.

A certificação foi atribuída pela EUSOMA (European Society of Breast Cancer Specialists), entidade cuja atividade visa distinguir e melhorar o tratamento do cancro da mama na Europa e em todo o mundo.

A “Breast Centre Certification” permite aos centros certificados integrarem uma base de dados europeia e participarem em ensaios clínicos conjuntos. Nesta rede será possível partilhar e divulgar resultados e índices de sobrevivência num processo de melhoria continua.

José Luis Fougo, diretor do Centro de Mama do CHSJ afirma que esta acreditação “surgiu da vontade de melhorar a qualidade assistencial do Centro de Mama e de dispor de ferramentas para compararmos o nosso desempenho clínico com o de outros Centros em temos europeus”

Para cumprir os critérios exigidos pela EUSOMA, “o Centro de mama teve de realizar algumas melhorias em termos administrativos e no domínio do registo de dados clínicos com a aquisição de Gestor eletrónico de dados clínicos (Clinic Data Manager). Alguns procedimentos clínicos também foram adaptados de forma a melhor corresponder às exigências da acreditação”, explica o médico.

Na opinião do diretor do Centro certificado, “estes processos estimulam a humildade das equipas de trabalho, levando-as a reconhecer as falhas e a corrigi-las. No entanto, o maior componente é de reconhecimento de um trabalho de elevada qualidade assistencial, no campo das doenças oncológicas da mama, prestado por uma equipa de trabalho desde há vários anos.”

“Na origem desta certificação está a excelência de equipa de trabalho, a organização com que os procedimentos são geridos, os resultados clínicos e de produção assistencial que têm sido apresentados anos após anos”, descreve José Luis Fougo.

No ano de abertura, em 2008, o Centro de Mama recebeu cerca de 150 pessoas com Cancro da Mama e em 2017 ficará muito próximo dos 400 utentes recebidos.

Atribui  o da certifica  o eusoma ao centro de mama do chsj 1 1024 2500
A cerim nia decorreu na aula magna da fmup 1 1024 2500
Representante da eusoma e secret rio de estado adjunto e da sa de descerram placa que assinala a atribui  o da certifica  o 1 1024 2500