Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Livro comemorativo dos 700 anos da Marinha integra desenhos de crianças internadas nas Pediatrias do SNS

18 de Dezembro de 2017
Marinheiros da esperanca 1 1024 550
 
Foi entregue ao Chefe de Estado-Maior da Armada Almirante António Silva Ribeiro um presente surpresa especial, o livro “Marinheiros da Esperança”. Este livro que a Marinha recebeu contém desenhos elaborados por dezenas de crianças que se encontram internadas em pediatrias do Serviço Nacional de Saúde.

Os coordenadores desta iniciativa e responsáveis pelo argumento e design do livro defendem que a ocupação do tempo, entre tratamentos, das crianças internadas em pediatrias, em atividades pedagógicas, melhora os conhecimentos e atenua a ansiedade que estas situações geram. O mar pela sua vastidão e multidisciplinariedade constitui um excelente conteúdo pedagógico que, ao mesmo tempo, ensina e motiva as nossas crianças. 

“Estando a Marinha Portuguesa a celebrar setecentos anos da designação, efetuada pelo Rei D. Dinis, do primeiro Almirante do Reino, Manuel Pessanha, decidimos dedicar uma ação do projeto de voluntariado a que pertencemos, relacionado com programas pedagógicos para crianças que se encontram internadas em pediatrias, à construção de um livro pedagógico para crianças, que descreve de forma resumida os feitos notáveis praticados pela Marinha Portuguesa ao longo da história.” – afirmam.

Tendo em conta que esta primeira ação pedagógica dedicada ao mar coincidiu com a celebração dos setecentos anos da Marinha Portuguesa, nada melhor do que desafiar as crianças a dar uma prenda à Marinha Portuguesa através da ilustração de um livro.
Referem os autores que - “atendendo ao facto da Marinha Portuguesa, ao longo da sua história, ter conseguido transformar cabos das tormentas em cabos da boa esperança e ao contexto de fragilidade e de necessidade de motivação extra que estas crianças vivem, decidimos batizar este livro de “Marinheiros da Esperança””. 

“Pela forma como os olhos das crianças das pediatrias do serviço nacional de saúde brilharam durante a elaboração dos desenhos, incluídos no livro Marinheiros da Esperança, acreditamos que a primeira missão deste livro, de ensinar e de motivar, foi já cumprida.”
Desejando replicar este efeito positivo, motivador e pedagógico em mais crianças, este livro contém espaços para todas as crianças desenharem os seus sonhos de aventuras e de mar.