Informações para os médicos internos Ano Comum que vão iniciar funções em janeiro de 2018 no Centro Hospitalar de São João

21 de Dezembro de 2017
Info medicos internato 2018 b  3  1 1024 550

É para nós motivo de satisfação e orgulho constituirmo-nos como centro de primeira escolha para esta etapa do seu percurso formativo que se pretende estimulante e profícua. Cientes do desafio que constitui esta etapa charneira na formação dos jovens médicos, mas conscientes de que é uma fase em que muitas das escolhas para o seu futuro estão ganhar forma, reconhecemos a heterogeneidade do grupo na motivação e dedicação ao longo do Ano Comum. Não obstante esse aspeto mantemos como objetivo a manutenção de elevado padrão de qualidade formativa e assistencial o que constitui uma marca inalterável do CHSJ.O Centro Hospitalar São João (CHSJ) receberá em 2018, e por mais um ano, médicos para formação no Ano Comum

Reconhecendo a importância da formação no Ano Comum dos médicos que vão ser considerados, no final desta etapa médicos autónomos, temos desenvolvido ao longo dos últimos anos, em parceria multidisciplinar, modelos de formações transversais relevantes. São exemplos deste projetoa formação “Infeções associadas a cuidados de saúde e normas gerais de prescrição adequada de antibióticos” e a formação de “Integração no Serviço de Urgência”.

O Ano Comum é enquadrado pela Portaria n.º 53/ 2013, de 5 de fevereiro que revoga a Portaria n.º 1499/2004, de 18 de dezembro, alterada pela Portaria n.º 111/ 2011, de 18 de Março, nesta estão definidos os aspetos funcionais e programáticos do Ano Comum. A Direção do Internato Médico (DIM), do Centro Hospitalar São João, validando as opiniões colhidas junto dos médicos internos que frequentaram o Ano Comum no CHSJ e também dos Serviços formadores, apresenta para o Ano Comum em 2018, o seguinte:

- A escolha de rotação dos blocos formativos vai decorrer no dia 2 de Janeiro de 2018, no período das 9h00 às 13h00, na Aula Magna da Faculdade de Medicina. A seriação é definida pela média final de curso. Em caso de empate por ordem acordada entre os elementos com a mesma nota - habitualmente efetua-se sorteio.

- No mesmo momento ficam também definidas para cada médico interno, do Ano Comum (IAC) as equipas de urgência para os blocos formativos de Medicina Interna (que inclui três meses de medicina interna e um mês de opcional médica), Cirurgia Geral e o ACeS onde realizará o bloco de Cuidados de Saúde Primários.

- A escolha do bloco de formação opcional (em área médica ou cirúrgica) para quem vai realizar esse bloco formativo no primeiro semestre ocorre no dia 2 de janeiro. A escolha do bloco de formação opcional (em área médica ou cirúrgica) para quem vai realizar esse bloco formativo no segundo semestre (ou seja inicia o bloco formativo em 1 de julho até 1 de dezembro de 2017 ) decorrerá na semana de 7 a 11 de maio de 2018 (respeitará a mesma ordem de seriação estabelecida em janeiro). No bloco de formação opcional (em área médica ou cirúrgica) com a duração de um mês, as doze horas semanais em serviço de urgência devem ser na Urgência da própria especialidade.

- No mês de formação opcional médica as doze horas semanais em serviço de urgência serão realizadas no Serviço de Urgência, em equipa definida no momento de escolha inicial que não será obrigatoriamente a mesma dos três meses de medicina interna do mesmo bloco.

- Em caso de equivalências de blocos formativos do Ano Comum, para o mesmo período, deve ser mantida a actividade semanal de 12 horas em Serviço de Urgência na equipa escolhida inicialmente, no bloco formativo correspondente ao período ao qual foi atribuída equivalência.

- Decorrente do número crescente de equivalências a períodos do Ano Comum e conhecido que se mantém o vínculo contratual, pode haver necessidade de ajustes ocasionais respeitando a fase formativa em que os médicos se encontram.

- Os ACeS onde vão realizar o bloco de CSP são os ACeS Grande Porto VI - Porto Oriental e o ACeS Grande Porto III- Maia Valongo.

- Informa-se que os documentos necessários para início de funções no CHSJ, que devem ser entregues presencialmente no Serviço de Gestão de Recursos Humanos (piso2, das 9h às 16 horas) são:

Fotocópia do Cartão de Cidadão (ou Bilhete de Identidade) e número de cartão de contribuinte
Fotocópia do Cartão da Ordem dos Médicos
Certificado de Registo Criminal
Certificado de habilitações literárias (licenciatura ou mestrado)
2 fotografias
Comprovativo de Número de Identificação Bancária

- Disponibilizam-se adicionalmente os seguintes documentos:

IACS_2018_Rotações

IACs_2018_Equipas_SU_Medicina_Interna

IACs_2018_Equipas_SU_Cirurgia_Geral

IACS_2018_Equipas_SU_Opcional_Médica