São João cumpre mais uma missão de cirurgia cardíaca pediátrica na Palestina

21 de Dezembro de 2017
Palestina site 1 1024 550

Pelo segundo ano consecutivo, uma equipa do Centro Hospitalar São João (CHSJ) e do Hospital Universitário da Corunha, constituída por médicos, enfermeiros e um perfusionista, estiveram em novembro, no Estado da Palestina, em Ramallah, a realizar cirurgia cardíaca pediátrica.

Sob a organização da PCRF (Palestine Children' s Relief Fund) esta equipa de voluntários operou e acompanhou continuamente dez crianças com diversas cardiopatias congénitas.

Nas palavras de Jorge Casanova, cirurgião cardiotorácico do CHSJ, “a equipa conseguiu realizar duas cirurgias diárias pois a equipa local foi muito recetiva, apesar da maior parte dos elementos do bloco operatório serem novos e com pouca experiência neste tipo de cirurgias”.

“Foi notória a melhoria das condições na Unidade de Cuidados Intensivos, com melhor formação profissional e mais cuidados de assépsia (sugestões por nós deixadas no ano anterior)", acrescenta o cirurgião.

A saída de Ramallah aconteceu na manhã seguinte ao último dia de cirurgias, situação que, de acordo com Jorge Casanova, “não deixa a equipa plenamente satisfeita pelo que se sugere a possibilidade de avaliação das intervenções realizadas nos dias anteriores à partida através de exames complementares de diagnóstico (Rx tórax, ecocardiograma, análises sanguíneas), tendo de permanecer mais algum tempo para um acompanhamento mais adequado do pós-operatório.”

O Cônsul de Portugal na Palestina, Rui Baceira, recebeu a equipa de profissionais de saúde. O coletivo luso-espanhol aproveitou para agradecer a disponibilidade do consulado para ser usada a "mala diplomática" de maneira a fazer chegar mais material médico doado por vários laboratórios a esta zona carenciada do Médio Oriente.

Face ao sucesso de mais esta missão, em perspetiva estão outras missões deste género, noutras zonas desfavorecidas, como por exemplo em países africanos de língua oficial portuguesa.

Equipa realizou cirurgia card aca pedi trica em ramallah 1 1024 2500
M dicos e enfermeiros prestam cuidados em cardiologia pedi trica 1 1024 2500
Equipa luso espanhola na palestina 1 1024 2500
Equipa luso espanhola recebida no consulado de portugal na palestina 1 1024 2500