Associação CãoVida promove atividade no HPI

19 de Janeiro de 2018
Associa  o c ovida na pediatria 1 1024 550

A Associação “CãoVida” marcou presença no Hospital Pediátrico Integrado (HPI) do Centro Hospitalar São João (CHSJ) com um dos seus cães, o “Tomé” que veio para interagir com as crianças e adolescentes acompanhadas na unidade. A esta atividade juntaram-se as crianças/adolescentes com obesidade e seus pais das consultas de grupo inseridas no projeto "Sabor Com Saber ", promovido pela unidade de nutrição pediátrica do HPI onde se integram nutricionistas, psicólogos e pediatras.

Esta consulta de grupo, realizada uma vez por mês, tem como objetivo uma abordagem multidisciplinar visando a implementação de estilos de vida saudáveis, que passam por hábitos alimentares corretos e incremento de atividade física envolvendo o agregado familiar.
O Cão pode servir como incentivo à promoção do exercício físico. Lê-se no site da Associação que “uma criança com excesso de peso enfrenta inúmeros obstáculos como a dificuldade em quebrar o sedentarismo e a comparação com outras criança mas a companhia de um cão pode fazer magia”.

A atividade visou promover o contato e a interação do animal com as crianças e jovens, em contexto hospitalar, o que traz benefícios inegáveis (declaração acerca dos benefícios da atividade em termos clínicos. Exemplo: “Através da motivação e estimulação imprimida pelo dinamismo do cão, a criança realiza um conjunto de exercícios físicos de forma orientada por profissional especializado, o que acaba por se refletir em melhorias no combate à obesidade e aos problemas que lhes estão associados”, refere Francisco Mendes, Enfermeiro-Chefe do Hospital Pediátrico Integrado do CHSJ).

Isabel Mota e Diana Silva, educadora de infância e nutricionista do HPI, respetivamente, explicam que “foi uma experiência diferente, interessante e muito enriquecedora, em que participaram os utentes, pais e colaboradores do Serviço.”

A associa  o c ovida promoveu atividade f sica com crian as internadas e pais 1 1024 2500
Crian as e pais divertiram se 1 1024 2500
O tom  incentivou as crian as a praticarem exerc cio f sico 1 1024 2500