Direitos e Deveres dos utentes do CHSJ atualizados e disponíveis no Portal São João e serviços clínicos

24 de Janeiro de 2018
Direitos e deveres dos utentes do chsj 1 1024 550

No âmbito da certificação dos Centros de Referência (CR) do Centro Hospitalar São João (CHSJ), de acordo com o modelo de certificação do Ministério da Saúde (modelo ACSA Internacional) baseadas na “Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia ” (ACSA), a maior unidade de saúde do norte do país disponibiliza os Direitos e Deveres dos Utentes do CHSJ, inspirados na legislação em vigor sobre o assunto.

O documento foi redigido pelo Serviço de Humanização do CHSJ, é composto por 14 direitos e 7 deveres, com o intuito de atualizar o conteúdo da extinta Carta dos Direitos e Deveres dos Doentes e balizar os limites dos direitos e deveres dos destinatários dos cuidados de saúde prestados no CHSJ.

O documento está disponível no Portal São João intranet em formato digital (em português, inglês, espanhol, francês e russo), sendo também possível consultá-lo à entrada dos serviços clínicos do CHSJ, onde está afixado em versão resumida.

Os Direitos e Deveres dos Utentes do CHSJ estão, ainda, disponíveis em linguagem braille, no Pólo do Porto (no Atrium Hospitalidade-Acolhimento, na Receção Central do Centro de Ambulatório-K0, na Secretaria do Serviço de Urgência) e na receção do Pólo de Valongo. Em caso de necessidade, o documento em braile deverá ser solicitado a alguma destas áreas ou ao Serviço de Humanização que fará chegar a informação a qualquer área do CHSJ (extensão 1044).

Ainda no mesmo âmbito, foi atualizada e publicada no Portal São João, a Carta do Acesso aos Cuidados de Saúde, bem como a Carta da Criança Hospitalizada

É da maior importância que todos os colaboradores do CHSJ tenham conhecimento do conteúdo destes documentos e os façam cumprir no âmbito da sua atividade profissional.