Relação entre Música e recuperação pós-AVC em destaque no CHSJ

04 de Abril de 2018
Avc site 1 1024 550

“A introdução de uma base melódica no processo de recuperação do sobrevivente de Acidente Vascular Cerebral (AVC) favorece profundamente a recuperação da noção de ritmo que poderá levar à recuperação da função motora. Neste processo, a música pode constituir um elemento mediador da função”.

Eis uma das principais revelações que a experiente fisioterapeuta Teresa Coutinho Soares do Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar São João (CHSJ), fez no evento de comemoração do Dia Nacional do doente com AVC organizado por esta unidade de saúde, sobre a influência da música e da dança na recuperação neuromotora e neurocomportamental das pessoas atingidas por um AVC.

Pelo 4ºano consecutivo, o Serviço de Medicina Física e Reabilitação do CHSJ não ficou indiferente a esta efeméride, celebrado oficialmente a 31 de março e convidou os sobreviventes para uma ação de sensibilização e informação sobre o período pós AVC.

Nas edições passadas desta comemoração foram retratados temas como a Disfagia e a Afasia após o AVC.

A iniciativa começou com uma contextualização ao tema realizada por Fernando Parada, diretor do Serviço de Medicina Física e Reabilitação e Maria José Festas, fisiatra do CHSJ.

Nestas intervenções foi mencionada a estreita relação que sempre existiu entre a Medicina e a Música, bem como o facto da Musicoterapia se ter desenvolvido bastante após a segunda guerra mundial devido aos numerosos traumatismos quer físicos e psicológicos que a mesma originou.

A celebração terminou com um desafio ao movimento ao som da tuna feminina da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) em que todos os presentes foram convidados a reagir à música de acordo com as suas possibilidades físicas, o que proporcionou momentos de bem-estar aos participantes.

Musicoterapia ap s o avc foi o tema do dia nacional do avc 1 1024 2500
Profissionais de sa de ligados ao avc e sobreviventes constitu am a plateia 1 1024 2500
Comemora  o do dia nacional do avc 1 1024 2500
A atividade terminou com uma atividade f sica 1 1024 2500