Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Flash Mob alerta para a higienização das mãos no CHSJ

08 de Maio de 2018
Consultas externas do s o jo o receberam fash mob e ajuda de crian as para higienizar as m os 1 1024 550

A Unidade de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (UPCIRA) do Centro de Epidemiologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) desafiou os alunos das escolas que integram o Agrupamento de Escolas Eugénio de Andrade a assinalar o Dia Mundial da Higienização das mãos (comemorado a 5 de maio) com um flash mob. O objetivo é sensibilizar a população para esta temática e combater as infeções.

No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas em causa (Clube dos Pesitos), o CHSJ promoveu uma formação aos alunos nas instalações da escola sobre a importância da higienização das mãos quer no dia-a-dia, quer em contexto hospitalar. 

Após entenderem o propósito da ação, os alunos desenvolveram uma coreografia no contexto das aulas de educação física e apresentaram-na esta manhã às pessoas presentes nas Consultas Externas e no átrio de receção das visitas (Atrium Hospitalidade) do CHSJ.

Segundo as docentes das turmas envolvidas, os adolescentes que protagonizaram este projeto “aprenderam a higienizar as mãos corretamente e refletiram sobre a importância deste hábito no dia-a-dia para o combate às infeções. Passarão com certeza a ter mais cuidados todos os dias e, principalmente, quando forem ao médico ou visitar amigos e familiares ao Hospital. Estão também muito sensibilizados para a questão da higienização das mãos por parte dos profissionais de saúde. Muitos deles afirmaram desconhecer esta necessidade e passarão a transmitir a mensagem no seio das suas famílias.”

Depois da execução da coreografia, os alunos interagiram com utentes e profissionais do CHSJ distribuindo folhetos informativos e ensinando a técnica de higienização das mãos, num momento de especial cumplicidade entre crianças e adultos. 

Esta efeméride foi também assinalada no Serviço de Pediatria pelos profissionais de saúde do serviço, com as crianças internadas e suas familiares. A uma elucidativa explicação sobre a higienização das mãos seguiram-se várias atividades lúdicas com o intuito de sensibilizar as crianças e os seus cuidadores para a importância desta questão para o seu processo de recuperação. 

Consultas externas receberam fash mob e ajuda de crian as para higienizar as m os 1 1024 2500
Alunos ensinaram  s pessoas como higienizar as m os corretamente 1 1024 2500
Jovens realizaram uma coreografia para sensibilizar comunidade 1 1024 2500
Forma  o decorreu na escola onde os alunos visualizaram os micr bios nas suas m os 1 1024 2500
Grupo de alunos aprendeu a higienizar corretamente as m os 1 1024 2500
Ensinamentos na pediatria 1 1024 2500
Crian as internadas e pais visualizaram filme sobre tem tica 1 1024 2500
V rios jogos foram realizados para sensibilizar pais e crian as para a higiene das m os 1 1024 2500
Crian as fizeram jogos relacionados com a higeniza  o das m os 1 1024 2500