Unidade de Neurossonologia recebe certificação de Centro de Referência Europe

25 de Julho de 2018
Neurossonologia site 1 1024 550
No contexto da Rede Europeia de Centros de Referência em Neurossonologia (ERNsono), o painel de Neurossonologia da Academia Europeia de Neurologia (EAN), em colaboração com a Sociedade Europeia de Neurossonologia e Hemodinâmica Cerebral, certificou a Unidade de Neurossonologia do Centro Hospitalar São João (CHSJ) como Centro de Referência Europeu em Neurossonologia.

De acordo com Elsa Azevedo, responsável da unidade de Neurossonologia do CHSJ, “a Unidade cumpriu todos os requisitos para ser certificada como Centro de Referência Europeu. É assim, em simultâneo com poucas outras, das primeiras a serem certificadas a nível europeu, e a primeira a nível nacional.”

“Foram fatores importantes de seleção não só o volume e diferenciação de exames, mas também os profissionais acreditados, a Unidade estar inserida em Serviço de Neurologia com importante atividade clínica, o cumprimento de critérios relativos à atividade científica, à colaboração em projetos de investigação internacionais e à realização de atividades formativas internacionais”, explica a clínica.

A doença vascular cerebral é a primeira causa de morte em Portugal e contribui para a incapacidade permanente de uma importante faixa populacional. De forma crescente, os estudos ultrassonográficos da circulação cervicocefálica, a par da neuroimagem parenquimatosa, têm-se revelado como um meio auxiliar de diagnóstico precioso e indispensável no estudo e monitorização destes utentes.