Nova unidade reforça Cuidados Paliativos no São João

31 de Julho de 2018
Inaugura  o cuidados paliativos site 1 1024 550

O Serviço de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar de São João conta a partir de hoje com uma Unidade de internamento que tem capacidade para receber doze doentes com doença incurável e progressiva, com problemas complexos e que dispõe para isso de um quadro de pessoal alargado para quatro dezenas de profissionais.

A inauguração foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, que destacou a importância desta Unidade no âmbito do Plano Estratégico para o Desenvolvimento dos Cuidados Paliativos em Portugal.

Edna Gonçalves, Diretora do Serviço, afirmou que foi assim materializado um sonho antigo do Serviço de Cuidados Paliativos, criado em novembro de 2008. “Para além dos seis enfermeiros que já tínhamos, chegaram mais 15 e temos agora nove assistentes operacionais e um assistente técnicos. Vamos também aumentar o apoio de psicologia, serviço social e de assistência social e aguardamos a vinda de mais uma médica que nos permitirá ter médico sete dias por semana, 12 horas por dia".

A maior parte dos novos enfermeiros que vêm para o Serviço têm já formação avançada em Cuidados Paliativos e agora segue-se a formação prática em serviço.

A Unidade de Cuidados Paliativos começa a receber doentes a 3 de setembro e vai funcionar em regime de permanência, permitindo cuidar doentes com necessidade de Cuidados Paliativos intensivos.

O Serviço de Cuidados Paliativos mantém entretanto a atividade que já tinha, atendendo doentes internados nos diversos serviços do Centro Hospitalar de São João, (Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos), em regime de Consulta Externa e ainda na consulta domiciliária, em articulação com os ACES Porto Oriental e Maia-Valongo.

O reforço de parte do quadro de pessoal, na área da Psicologia, Serviço Social e Espiritual, beneficiou de um protocolo com a Santa Misericórdia do Porto através de uma Equipa de Apoio Psicossocial criada no âmbito do Programa Humaniza da Fundação Bancária La Caixa.

A abertura da Unidade de Cuidados Paliativos insere-se no Plano Estratégico para o Desenvolvimento de Cuidados Paliativos 2017/2018, que prevê a abertura deste tipo de unidades em todos os hospitais do Grupo E de financiamento (os maiores centros hospitalares do país).

Secret rio de estado descerra a placa inaugurativa 1 1024 2500
Secret rio de estado adjunto e da sa de  presidente do conselho de administra  o do chsj e diretora do servi o dirigiram algumas palavras aos convidados 1 1024 2500
Para al m das inraestruturas  o servi o conta com novos recursos humanos 1 1024 2500
Equipa da unidade de cuidados paliativos de elevada diferencia  o do chsj 1 1024 2500