Pedro Correia da Silva preside à Sociedade Portuguesa de Coloproctologia

31 de Agosto de 2018
Pedro correia da silva site 1 1024 550

Pedro Correia da Silva, cirurgião do Centro Hospitalar São João (CHSJ) desempenha desde o mês de novembro de 2016, o cargo de Presidente da Sociedade de Coloproctologia (SPCP).

Licenciado em Medicina desde 1975, Pedro Correia da Silva foi presidente da Comissão de Coordenação Oncológica do Hospital de São João e nessa condição, membro da Comissão Oncológica da ARS norte. Hoje, É Coordenador da Unidade de Cirurgia colo retal do Serviço de Cirurgia Geral do CHSJ assim como do Grupo Multidisciplinar de Oncologia Colo Retal e do Centro de Referência de Cancro do Reto do CHSJ.

Nas palavras do cirurgião, “o grande objetivo das Sociedades científicas é promover o aprofundamento do conhecimento na área a que se dedicam, e a SPCP não pode fugir a esta regra. Assumir responsabilidades pelo aumento de eficácia dos profissionais no tratamento dos doentes e a necessidade de interessar cada vez mais jovens médicos pela Coloproctologia, são objetivos da Direção da SPCP.

Reuniões científicas de índole regional foram no seu mandato já organizadas na Região Norte (Vila Real), Sul (Portimão) Centro (Covilhã) e Região autónoma da Madeira (Funchal), além do Congresso Nacional que este ano decorrerá no Porto, em Novembro. Foram, ainda, criadas bolsas de investigação e estágios em centros de referência em Coloproctologia”.

“O maior desafio do meu mandato será concretizar o reconhecimento da Coloproctologia como uma competência interdisciplinar. Tal facto implicará uma revolução na forma de encarar a formação e a titulação pós-graduada, ao admitir que fossem reconhecidos gastrenterologistas ou cirurgiões que demonstrem vocação e competência para esta área da medicina.” Remata Pedro Correia da Silva.