São João promove teatro e convívio entre famílias de utentes no Dia Mundial da Diabetes

15 de Novembro de 2018
Dia do dibetico site 1 1024 550

O Armazém 22, em Vila Nova de Gaia, recebeu a peça de teatro “Balança”, dedicada ao tema da diabetes pediátrica perante uma plateia composta por utentes do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e suas famílias.

Esta iniciativa decorreu no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, comemorado no dia 14 de Novembro, pela mão da Unidade de Endocrinologia e Diabetologia Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ).

“Bem-vindos ao mundo encantado da diabetes. Neste mundo podes fazer tudo, mas há uma regra: o equilíbrio. Tudo tem de ser feito com equilíbrio. Tens de ter atenção aos valores, medir os valores, controlar os valores. E depois? Depois tens de procurar equilibrá-los. É fácil. Percebeste? Pensas que percebeste, mas na realidade nunca percebes”.

Sob este mote, o projeto da autoria de Marta Costa, com construção de cenografia pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, conta com o apoio da Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal.

À peça de teatro, cujo objetivo é sensibilizar os mais novos para uma doença que afeta um número crescente de crianças e jovens, seguiu-se um pequeno convívio entre famílias de crianças com Diabetes Mellitus tipo 1 e a equipa de Diabetologia Pediátrica.

Equipa Diabetologia Pediátrica