Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Reflexão sobre o Serviço Social num mundo em mudança

30 de Novembro de 2018
Jornadas servi o social site 1 1024 550

(Re) pensar o Serviço Social na saúde foi o tema principal das IV Jornadas de Serviço Social da Unidade de Ação Social do Serviço de Humanização do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que decorreram recentemente, no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). 

Refletir sobre o Serviço Social como profissão, num mundo em mudança, foi o mote da organização desta iniciativa. A elevada prevalência de doenças crónicas, o envelhecimento da população, a deterioração das condições de trabalho, a crescente dificuldade dos serviços de saúde em dar resposta às necessidades, impõem aos Assistentes Sociais da Saúde novos desafios e, igualmente, oportunidades para inovar na forma como intervêm.

O evento contou com um conjunto diversificado de profissionais e especialistas que contribuíram para um melhor conhecimento e compreensão do Serviço Social nos diferentes contextos da saúde, nomeadamente em unidades de saúde familiar, em unidades hospitalares gerais e/ou especializadas, em cuidados continuados integrados e paliativos, em saúde mental e comunitária. Refletiu-se ainda sobre o trabalho interdisciplinar no campo da saúde que através da articulação entre diferentes saberes na prática quotidiana dos profissionais contribuíram para um melhor entendimento do processo saúde /doença.

As jornadas foram compostas por diversas palestras e debates que abordaram especificidades e desafios presentes no quotidiano da atuação profissional. Uma das sessões deste encontro foi marcada pela presença de Malcolm Payne, investigador na área do Serviço Social internacional que nos presenteou com uma reflexão intensa sobre a prática do trabalho social «num tempo com tantas insuficiências».

Cerca de 300 intervenientes participaram ativamente nos debates, troca de saberes e experiências, acompanhando com entusiasmo as várias intervenções que se foram sucedendo.

Jornadas do servi o social 1 1024 2500