Papel dos voluntários no São João é tema da comemoração do Dia Internacional

07 de Dezembro de 2018
Site 1 1024 550

O que é ser Voluntário no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ)? Esta foi a questão à qual Carlos Dias, Presidente da Associação de Voluntariado, procurou responder aquando da sua intervenção na cerimónia comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, assinalado a 5 de dezembro, que decorreu no Auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

“Este encontro consistiu numa ação de formação para o conjunto de voluntários a desempenhar funções no CHUSJ sobre os valores da instituição e quais as várias relações que o voluntário deve manter com o hospital, com os profissionais e com os utentes e seus familiares”, explica Carlos Dias, médico e Presidente da Associação de Voluntariado do CHUSJ.

Joaquim Andrade, Hematologista no CHUSJ, abordou alguns aspetos que contribuem para uma melhor qualidade vida dos utentes aquando da sua passagem pelo Hospital. Pedro Brito, do Serviço de Humanização, falou sobre a comunicação, salientando que a comunicação não assenta apenas em palavras, mas noutros detalhes importantes, como a forma como essas palavras são transmitidas. Nas palavas de Carlos Dias, “quer a contribuição para uma melhor Qualidade de vida, quer uma mais eficaz comunicação são atributos que os voluntários do hospital devem aperfeiçoar”.

A cerimónia culminou na oferta de uma flor amarela a cada voluntário, símbolo do Voluntariado no CHUSJ que dá a cor às batas usadas por aqueles que desempenham esta nobre missão

A associação de voluntariado tem cerca de 350 voluntários em ativo nos vários serviços do hospital, com relevância para os serviços de internamento, o Serviço de Urgência de adultos e de pediatria, os vários serviços de ambulatório, como o Hospital de Dia, o Centro da Mama, as consultas externas, a cafetaria e o bazar, não esquecendo o serviço prestado no Atrium Hospitalidade com a receção dos utentes.

Carlos dias  presidente da associa  o de voluntariado do chusj 1 1024 2500
Site 1 1024 2500