Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Serviço de Gastrenterologia certificado novamente como Centro Europeu de Formação

31 de Janeiro de 2019
Fachada site 1 1024 550

O diploma emitido pelo “European Board of Gastroenterology”, que certifica o serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) como “Centro Europeu de Formação em Gastrenterologia e Hepatologia”, atestando a sua qualidade na prestação de cuidados médicos, na área da saúde digestiva e na formação de especialistas no âmbito europeu, foi recentemente renovado.

O “European Board” tem como tarefas estabelecer uma plataforma comum europeia na formação e treino na especialidade e analisar as ações de formação médica contínua uniformizadas, garantindo o nível de exigência de todas as instituições por si acreditadas.

Os procedimentos a que são submetidos os serviços hospitalares que se candidatam à certificação europeia são muito rigorosos e incluem vários requisitos, como incluir nas suas equipas médicas especialistas credenciados pelo “European Board of Gastroenterology”, ou ainda proporcionar formação altamente diferenciada como é o caso do Serviço de Gastrenterologia do CHUSJ.

Para a emissão deste certificado, foram analisadas a assistência clínica, a intervenção endoscópica, a consulta externa, a investigação e programas de treino facultados aos gastrenterologistas e aos internos em formação nesta área.

A emissão do certificado agora renovado significou para além do reconhecimento da qualidade do serviço prestado, um novo patamar de exigência.

Todos os médicos internos formados neste Serviço, nomeado como “Centro Europeu de Formação em Gastrenterologia e Hepatologia”, passaram automaticamente a ficar certificados em toda a Europa, obtendo por inerência o título de Fellow do “European Board of Gastroenterology and Hepatology”.

Para Guilherme Macedo, Diretor do Serviço de Gastrenterologia, “esta certificação renovada representa um reconhecimento da qualidade e excelência do trabalho desenvolvido por todos os colaboradores do Serviço”.