São João colabora em estudo premiado que recorre a nariz eletrónico para diagnosticar asma

01 de Março de 2019
Nariz eletr nico 1 1024 550
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) participou num estudo recentemente premiado pela European Academy of Allergy & Clinical Immunology. Esta investigação avaliou através de um dispositivo médico designado por "nariz eletrónico" a composição do ar exalado em 207 utentes com asma recrutados na Consulta.

O estudo denominado “Human Volatilome Analysis To Identify Individuals With Asthma In Clinical Settings”, analisou através deste dispositivo os perfis de compostos presentes nas amostras de ar exalado por estes utentes.

A investigadora principal, Mariana Farraia, do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), refere que o estudo surgiu “da necessidade da inovação no que toca a tecnologias e ferramentas que auxiliem os clínicos no diagnóstico e monitorização de doentes com asma.” Referiu também que "esta tecnologia poderá também vir a ajudar na escolha da terapêutica mais adequada para cada utente".

Segundo a investigadora, o próximo passo será perceber se "as mudanças na composição do ar exalado têm influência na monitorização da doença" e "se é possível que as mudanças a nível inflamatório e sintomático se reflitam na composição do ar exalado".

O trabalho dos investigadores do ISPUP já tinha sido também distinguido em novembro de 2018, no ISAF - International Severe Asthma Forum, que decorreu em Madrid.