Cirurgião do CHUSJ lidera grupo de trabalho nacional para potenciar rentabilidade dos blocos operatórios

11 de Março de 2019
Pcs site  1 1024 550
Pedro Correia da Silva, cirurgião do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), foi nomeado, por despacho ministerial, para coordenar um grupo de trabalho cuja missão é apresentar, em quatro meses, uma proposta de otimização dos blocos operatórios dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

De acordo com Pedro Correia da Silva, “o nosso objetivo é refletir em soluções para obter um melhor rendimento dos blocos operatórios, tratando no mesmo tempo e instalações disponíveis, um muito maior número de utentes, incrementando também a qualidade e segurança”.

“O grupo criado reflete as várias realidades dos Hospitais Portugueses, é constituído por profissionais experientes desenvolvendo a sua atividade em especialidades díspares e em Hospitais com dimensões e localização geográfica também diferentes”, explica o despacho.

“A sua missão consiste em apresentar um modelo de funcionamento e respetiva proposta de implementação que assegure que os Hospitais do SNS se possam reger por regulamentos homogéneos em todas as instituições que assegurem uma maior rentabilidade que se reflita numa redução da espera por Cirurgia”, descreve o documento publicado em Diário da República (DR).

Pode ler-se, ainda, em DR que a criação deste grupo surge no âmbito das conclusões reveladas num “relatório exaustivo acerca da capacidade instalada e da forma de organização de cada instituição do SNS” no que diz respeito a cirurgias. O referido documento demonstrou que “um dos parâmetros mais sensível para avaliar a eficiência do serviço que os Hospitais do SNS prestam aos seus concidadãos é o tempo de espera para Cirurgias.”

Maria Graça Rente, Enfermeira Chefe do Bloco Operatório do CHUSJ também integra o grupo que conta com profissionais de várias instituições de saúde nacionais.