Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Crianças guineenses com patologias graves tratadas no CHUSJ

13 de Março de 2019
Crian as guineenses com patologias graves tratadas no chusj site 1 1024 550

Uma menina guineense de três anos foi operada com sucesso no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), devido a patologia cardíaca grave. Um outro menino da mesma origem recuperou a visão depois de operado a cataratas congénitas. Ambas as crianças foram tratadas no Serviço de Cirurgia Pediátrica do CHUSJ.

Estes são apenas dois dos 60 casos identificados e trazidos para Portugal ao longo da última década pela associação “Missão Saúde para a Humanidade” (MSH).

A MSH é uma organização não-governamental (ONG), baseada em Aveiro que, há mais de uma década, tem ajudado a trazer crianças para Portugal que possam beneficiar de tratamentos não disponíveis em Bissau.

Para a vinda destas crianças, a MSH providenciou toda a ajuda social e o CHUSJ assegurouo os tratamentos hospitalares. Os contatos com a família na Guiné e o envio de informações regulares sobre o estado de saúde das crianças são garantidos pela MSH.

O protocolo entre os Ministérios homólogos de Portugal e da Guiné-Bissau existe há vários anos e para além dos cuidados de saúde que proporciona, contempla a transmissão de conhecimentos, formação e intercâmbio de profissionais nomeadamente com o CHUSJ.