Passar para o Conteúdo Principal Top
Logotipo Centro Hospitalar São João

Nasceu no CHUSJ bebé de mãe em morte cerebral

28 de Março de 2019
Nascimento bebe site 1 1024 550

O Salvador, filho de grávida em morte cerebral desde as 12 semanas de gravidez e mantida em suporte orgânico na UCIPU/Serviço de Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário São João Hospital (CHUSJ), nasceu  na noite passada.

De acordo com Carlos Lima Alves, Diretor Clínico em exercício, “Circunstâncias clínicas maternas ocorridas a noite passada determinaram a realização de cesariana urgente para reduzir potencial dano no bebé. O Salvador nasceu com 1700 gramas, às 31 semanas e seis dias de gestação. A criança nasceu com significativa dificuldade respiratória, tendo necessitado de ventilação mecânica. O bebé está neste momento internado no Serviço de Neonatologia com evolução favorável dentro do contexto de um bebé prematuro. O pai acompanhou todo o processo. O Centro Hospitalar Universitário São João agradece a todos os profissionais envolvidos neste processo”. 

Com Carlos Lima Alves, para responder aos jornalistas, estiveram os responsáveis das várias áreas do CHUSJ envolvidas neste caso, Teresa Honrado, intensivista; Marina Moucho, Obstetra; Hercília Guimarães, neonatologista e Filipe Almeida, Presidente da Comissão de Ética do CHUSJ.