CHUSJ celebra Dia Mundial de Parkinson

12 de Abril de 2019
Chusj celebra dia mundial de parkinson site 1 1024 550
O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) assinalou a comemoração do Dia Mundial da Doença de Parkinson numa cerimónia que destacou o trabalho desenvolvido em parceria pela unidade de doenças do movimento e cirurgia funcional do CHUSJ e pela associação portuguesa de doentes de parkinson (APDPk).

A primeira parte do encontro centrou-se na realidade de quem vive com a doença no quotidiano como os portadores da mesma e os seus cuidadores.

No final, Maria José Rosas, Neurologista do CHUSJ fez uma alocução sobre dúvidas mais frequente de utentes e cuidadores.

Aspetos mais técnicos como a prevenção das quedas ou as alterações da fala e deglutição, bem como a terapia ocupacional e aspetos mais psíquicos, foram abordados na segunda parte do evento.

Rui Vaz, diretor do Serviço de Neurocirurgia do CHUSJ respondeu ás questões da audiência no final do certame.