Aumento da acessibilidade a exames de ressonância magnética e tomografia computorizada no Centro Hospitalar Universitário São João

02 de Maio de 2019
Aumento da acessibilidade a exames de resson ncia magn tica e tomografia computorizada no centro hospitalar universit rio s o jo o 1 1024 550

O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), empenhado em reforçar o acesso a meios complementares de diagnóstico (MCDT),  vai realizar até ao final de 2019 mais 5.500 exames, além dos já programados, em termos de tomografia computorizada (TC) e ressonância magnética (RMN), com os próprios recursos, a partir de 2 de maio.

As RMN adicionais serão efetuadas no período das 20-24h nos dias úteis e as TC durante todo o dia de sábado e nesses períodos, por motivos de segurança e comodidade, o CHUSJ vai disponibilizar o seu parque de estacionamento para os profissionais e utentes.

O CHUSJ regista a disponibilidade e o empenho de todos os profissionais dos Serviços de Radiologia e de Neurorradiologia, para trabalharem fora do seu horário normal. Esta abordagem significa valorizar a qualidade dos profissionais, rentabilizar os equipamentos e a estrutura existentes, bem como reduzir a despesa com a sua execução, aumentando a eficiência da instituição.

Atualmente o CHUSJ possui constrangimentos na resposta em termos de tomografia computorizada e ressonância magnética, em função da limitação dos equipamentos, o que motiva a externalização de 17% destes pedidos. Neste contexto, é estratégia do CHUSJ proceder à internalização dos MCDT, com o aumento da sua capacidade produtiva em RMN e TC, estando neste momento já a decorrer o procedimento concursal para a aquisição de um novo equipamento de RMN e o estudo para uma evolução no equipamento de TC.

Acresce o facto de que existe limitação dos prestadores externos em responder às necessidades do CHUSJ, conforme tem sido a experiência nos últimos meses, bem como se tem verificado um aumento relevante do custo unitário, associado a questões relacionadas com a qualidade dos exames.