São João no Dia Municipal da Proteção Civil de Valongo

13 de Maio de 2019
Dia prote  o civil valongo 2019 site 1 1024 550

A freguesia de Sobrado acolheu a edição de 2019 do Dia Municipal da Proteção Civil do Concelho de Valongo que decorre nos dias 10 e 11 de maio. O CHUSJ esteve representado com um espaço de divulgação das atividades presentes no Pólo de Valongo, incluindo já a Unidade de Hospitalização Domiciliária e o Hospital de Dia de Valongo. Em representação do Conselho de Administração do CHUSJ esteve a Enfermeira Diretora, Filomena  Cardoso, acompanhada pelo Responsável pelo Pólo de Valongo, Carlos Dias.

“A proteção civil começa em cada um nós, é uma responsabilidade de todos e para todos. O Dia Municipal da Proteção Civil é mais uma forma de transmitir à comunidade, em particular às crianças, a importância de saber o que fazer e a quem recorrer, em caso de emergência”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro.

“Num concelho que tem a particularidade de possuir densas áreas urbanas e florestais, onde o risco de incêndios e de cheias é muito elevado, investimos todo o ano neste trabalho de sensibilização para as medidas de autoproteção, prevenção e socorro”, sublinha o autarca, que é também o responsável máximo pela Proteção Civil no concelho de Valongo, referindo que esta missão inclui não só as comemorações dos dias mundial e municipal da Proteção Civil, mas também ações de sensibilização nas escolas, cursos de suporte básico de vida e simulacros, entre outras iniciativas.

O programa do evento inclui a atuação da Banda Sinfónica da GNR, demonstrações de equipas cinotécnicas da GNR e da PSP, cursos de suporte básico de vida, exercícios das corporações concelhias dos Bombeiros Voluntários de Ermesinde e de Valongo e também do INEM.

Esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Valongo tem como objetivo dar a conhecer à população em geral os diversos agentes da Proteção Civil que atuam no concelho em prol da segurança de todos os cidadãos.

CHUSJ marcou presença no Dia Municipal da Proteção Civil de Valongo